ESMA certifica servidores da Funac em Defesa Pessoal

Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foram certificados no curso de formação continuada em Segurança Socioeducativa – Defesa Pessoal Prática, nível básico, pela Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), neste domingo (13). Dez servidores do Centro Socioeducativo de São José de Ribamar participaram da formação, ministrada pelo professor Thiago Soares. O objetivo da ação é qualificar e formar os servidores para o exercício de suas atividades. 

O curso é parte das iniciativas de qualificação profissional da FUNAC, em articulação com a coordenação de Segurança e a ESMA. A presidente da Funac, Sorimar Sabóia; o coordenador geral de Segurança, Alexsandro Farias; e a diretora da ESMA, Priscilla Swaze, participaram da certificação.

Os servidores realizaram, no domingo, o exercício de campo, como encerramento do curso, ocasião em que colocaram em prática as técnicas aprendidas durante a formação como defesas instintivas, controle e condução corporal; reflexo otimizado, controle e condução; bases fundamentais e princípios de contra-ataque de um ou vários agressores; saída de abordagens com arma branca, controle e desarme; manuseio e defesa com uso de tonfa; algemação e condução; controle e algemação em caso de resistência, sozinho e em dupla; e abordagem geral e simulada.

“É um curso importantíssimo, pois o educador vivencia práticas de como fazer a intervenção, de forma correta, segura, respeitando a legalidade, protegendo o adolescente de qualquer tipo de violência e consequentemente se protegendo. Esse treinamento faz com que os servidores estejam preparados para uma situação surpresa, como motim. A proposta é que os servidores que atuam no sistema socioeducativo em meio fechado possam aperfeiçoar os procedimentos, tanto na prevenção, quanto na intervenção da rotina socioeducativa”, afirma a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

A diretora da ESMA, Priscilla Swaze, destaca que o curso é o primeiro treinamento prático realizado pela Esma/Funac. “Este foi um curso pensado a partir da realidade do sistema socioeducativo em meio fechado e adaptado à dinâmica das equipes de segurança, considerando a expertise da Funac e as legislações pertinentes. O diferencial foi um curso prático e dinâmico, que promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas de defesa pessoal, com avaliação positiva dos participantes. Em 2021 serão realizados outros treinamentos mais específicos na área de segurança, nos níveis intermediário e avançado”, declarou.

Para o instrutor do curso, Thiago Soares, o objetivo é capacitar os socioeducadores para que saibam gerenciar situações de crise. “Esperamos que o servidor aja de acordo com as técnicas de defesa e de estabilidade do sistema socioeducativo, já que os próprios servidores estarão preparados para diversas situações a partir do curso”, explicou.

O participante Pedro Paulo ressalta que a formação representa um diferencial na sua atuação profissional. “Está sendo uma excelente experiência. O curso de defesa pessoal prepara para lidar com situações adversas e irá trazer benefícios para todo o sistema socioeducativo. Que venham mais cursos na área de segurança”, opinou. 

De acordo com o coordenador Geral de Segurança da Funac, Alexssandro Farias, investir em capacitação contribui para tornar os Centros Socioeducativos mais seguro. “Os servidores capacitados no curso de defesa pessoal, em caso de alguma intercorrência, saberão como agir em situação de crise. A formação vem agregar, a cada servidor, competências e habilidades na hora de executar o seu trabalho com qualidade”, comentou.