Escola estadual promove olimpíada com a presença de velocista brasileiro medalhista olímpico

A primeira Olimpíada do Centro de Ensino Governador Archer, escola da rede pública estadual, localizada no bairro Filipinho, em São Luís, será aberta, nesta sexta-feira (3), às 10h, com a participação do medalhista olímpico José Carlos Moreira (o Codó), velocista brasileiro especialista nos 100 metros rasos, modalidade mais rápida do atletismo. 

A competição envolverá oito modalidades esportivas com a participação de estudantes de todas as séries. Na solenidade de abertura já acontecerá a apresentação da modalidade de dança, cuja pontuação dará a largada à disputa.

“Realizamos esse projeto, no mesmo formato, na escola Centro de Ensino Cidade Operária 2 e foi um sucesso; e quando idealizamos a Olimpíada foi com o propósito de oferecer aos nossos alunos uma vasta vivência de práticas corporais”, explicou o coordenador do projeto, professor Guilherme Campos.

As competições, que serão iniciadas a partir desta sexta-feira, envolvem dança, jogo de damas, badminton, atletismo (100m rasos e revezamento 4×100), basquete 3×3, voleibol, handebol e futsal.

“O desejo é que 100% dos alunos participem do projeto. Mas, temos consciência que estamos dentro de um processo que é lento e gradual. Para essa etapa, estamos com uma média de 85% dos alunos inscritos”, ressaltou Guilherme Campos.

A primeira Olimpíada do Centro de Ensino Governador Archer objetiva oferecer uma experiência vasta de modalidades corporais, a fim de que o estudante se encontre em alguma prática e a leve para a vida adulta, além de conscientizá-los da importância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde. A ideia é mudar o conceito de que a Educação Física se limitar apenas à prática de futebol e queimado, por exemplo.

As disputas irão ocorrer em dias diferentes do calendário letivo e o término será no final do ano.