O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Escola de Governo finaliza agenda em Brasília com novas parcerias para o Maranhão

A diretora da Escola de Governo do Maranhão (Egma), Leuzinete Pereira, cumpriu agenda em Brasília (DF), desde o início desta semana, com a prospecção de termos de cooperação técnica com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Escola do Legislativo (Interlegis) e a Universidade de Brasília  (UNB) para formações em gestão pública e compartilhamento de tecnologias de inovação e educação.

A Egma esteve, também, no XXI Consad, o maior congresso de gestão pública do Brasil, no qual o Maranhão recebeu prêmio de excelência em competitvidade. Na ocasião, a Egma participou de reunião com escolas estaduais de governo e visita técnica à Escola de Governo do Distrito Federal.

Em visita ao Congresso Nacional, houve a oportunidade de conhecer a escola do legislativo, o portfólio de cursos oferecidos e a possibilidade de, em breve, recebermos qualificações presenciais fortalecendo a rede estadual de escolas que está sendo formado no Maranhão.

Enap

Tecnologias, plataformas e novos sistemas foram pautas das reuniões com a Enap e a UNB. “Nossa missão é servir e implementar melhorias na administração pública e nada melhor que parceiros de peso para concretizar esse objetivo”, afirmou a diretora da Egma, Leuzinete Pereira.

Em cada um desses compromissos, a Egma apresentou os projetos que vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses e as ações planejadas para o futuro.

A presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, explicou que a principal missão da Enap é capacitar os servidores públicos. “Eles precisam ser constantemente treinados para que possam entregar um serviço de qualidade a sociedade”, disse.

Segundo ela, a Enap pode disponibilizar 500 cursos voltados para a formação de servidores estaduais, municipais e para a sociedade. 

LabGover

No último dia de agenda, na quinta-feira (24), a Egma foi recebida pelos coordenadores, professores e bolsistas do Laboratório de Inovação em Governança de Administração, de Riscos, do Controle e da Auditoria do Setor Público (LabGover/UnB).

“O laboratório busca solucionar as necessidades da gestão na administração pública ao oferecer ferramentas tecnológicas e pesquisas científicas para o manuseamento e transparência dos recursos”, pontuou o coordenador do LabGover, Dr. José Marilson Martins Dantas.

Atualmente, o projeto oferece cursos gratuitos para gestores públicos e privados nas seguintes áreas: inovação, ética, compliance, gestão financeira, orçamento, custos, auditoria, gestão de riscos, com o objetivo  de qualificar e melhorar a aplicação dos recursos financeiros nos municípios.