Deputado Roberto Costa repercute viagem à China e vê futuro promissor de investimentos no Maranhão

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa para compartilhar os resultados da viagem à China, integrando comitiva do Governo do Maranhão. A missão foi conduzida pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), reunindo o deputado Ricardo Arruda (MDB), os secretários de Estado Bira do Pindaré (SAF), Diego Rolim (Sagrima) e Leandro Silva (Seati), e o assessor de Relações Internacionais da Vice-Governadoria, Hugo Veiga.

De acordo com o parlamentar, a viagem foi fundamental para o fortalecimento das relações comerciais e econômicas entre o Maranhão e a China. A comitiva visitou diversas cidades chinesas da Província de Hubei, além de Xangai, Macau e Hong Kong, e explorou indústrias e instituições de ensino superior chinesas, como a Universidade de Hubei e a Universidade de Medicina Tradicional Chinesa, destacando o potencial de intercâmbio de conhecimentos e pesquisa.

Entre as empresas visitadas, estão Huapei, Dongfeng, Chitian Motor, Xiaohu Duck, Midea e Nine Dragons Paper, indústrias especializadas na agricultura, produção de caminhões, ônibus e veículos elétricos, embalagem alimentar, ar-condicionados, produtos alimentícios e produção de papel. “A Nine Dragons Paper é a maior produtora de papel do mundo e o empresário Liu Mang já demonstrou interesse em investir no Maranhão”, destacou o deputado.

Roberto Costa afirmou que o sentimento do governo chinês é de entusiasmo para investir no nordeste do Brasil e, principalmente, no Maranhão. “E vale destacar que hoje nós temos a joia da coroa. O nosso diferencial, a nossa joia da coroa é exatamente uma situação logística, com o potencial do nosso Porto do Itaqui, importante não apenas para o Maranhão, mas para o Brasil. E isso foi destacado em todos os diálogos que nós mantivemos, sob o comando do Felipe Camarão e com orientações do governador Brandão”, assinalou Roberto Costa.

Acordo de intenções

O parlamentar ressaltou, ainda, que a viagem consolidou uma perspectiva de assinatura de um acordo de intenções, demonstrando o forte interesse do governo chinês em aproveitar as potencialidades do Maranhão, particularmente o Porto do Itaqui, como um ponto estratégico para o comércio com o Oriente. A comitiva estabeleceu bases sólidas para futuras parcerias que não apenas beneficiarão o estado, mas também contribuirão para o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e a China.

“Foram praticamente 12 dias de intenso trabalho, com grandes perspectivas de assinatura de um acordo de intenções entre o Maranhão e a China. O governador Brandão dará agora as tratativas para começar um processo de parcerias concretas para que a gente possa construir, dentro do Maranhão, indústrias que vão ajudar a China, mas, acima de tudo, ajudar o Maranhão, economicamente, e na geração de emprego”, finalizou Roberto Costa.