Giro de Noticias

Equipes Regionais recebem orientações para o início do ano letivo na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nessa semana, uma imersão formativa com as equipes das Unidades Regionais de Educação (UREs) e de acompanhamento do Ensino Médio para as orientações pedagógicas e de gestão referentes ao ano letivo de 2023. Nessa quinta (19) e sexta-feira (20), a formação envolveu os Diretores de Educação e Articuladores das 18 UREs do estado.

“Organizamos um processo de imersão formativa para tratarmos das orientações pedagógicas e de gestão para o ano letivo de 2023. Em um primeiro momento, para as equipes regionais e, em seguida, para os gestores escolares. A proposta é alinharmos todas as ações pedagógicas e de gestão para as escolas da rede estadual, bem como o planejamento e organização da Jornada Pedagógica 2023”, explicou a supervisora de Gestão Escolar, Eliziane Carneiro.

Esses encontros com as equipes regionais antecedem a Jornada Pedagógica, prevista para ocorrer a partir do dia 31 deste mês nas escolas, e visam à qualificação das práticas pedagógicas para 2023; desenvolvimento de uma agenda eficaz de atividades que atenda às especificidades da escola durante o período letivo; fortalecer o papel das equipes com vistas ao melhor desempenho; e refletir conjuntamente sobre o processo pedagógico das atividades com base no Caderno de Orientações de Gestão da Seduc, para este ano.

A diretora de Educação da URE de Imperatriz, Suely Leal, ressaltou a importância da ação formativa para o ano letivo, com ênfase na Reformulação do Ensino Médio. “É importante ressaltar que todo esse momento, chamado de ‘Imersão Pedagógica’ está sendo produtivo, esclarecedor e inovador quanto à organização pedagógica da escola de forma estruturada, com material direcionador de todas as ações a serem desenvolvidas por todos nós quanto aos componentes da Parte Diversificada do Ensino Médio – REM I e II [Novo Ensino Médio] do Estado do Maranhão”, apontou. 

Ela também pontuou os desafios relacionados ao Planejamento Organizacional à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e diretrizes da Lei nº 13.415/2017, que implementou as inovações do Novo Ensino Médio. “Nós, enquanto equipes das regionais, nos sentimos agraciadas e apoiadas por toda a instrumentalização através das diretrizes repassadas com leveza e muita habilidade por todas e todos que abrilhantaram a imersão. Somos imensamente gratas pelo zelo da liderança proativa desses momentos formativos”, observou.

Na próxima semana, nos dias 23 e 24, a agenda de formação será realizada com a equipe da URE de São Luís. Os gestores escolares serão convocados pelas UREs para participarem de Webinário Formativo e de momentos presenciais de reunião.◀