Equatorial Maranhão participa de Reunião de Conselhos Temáticos da Fiema
Atendendo ao convite da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), a Equatorial Maranhão, através do Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares, participou da reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA), Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial (CODIN) e Conselho Temático Micro e Pequenas Empresas (COMPEM), na última terça-feira (27.08), na sede da entidade industrial. Ele estava acompanhado da Gerente de Regulação, Rafaela Moreira, e da Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Francila Soares.
O evento contou com a presença de empresários e representantes da indústria e foi aberto pelos Presidentes do COINFRA, João Batista Rodrigues; do CODIN, Luiz Fernando Renner, e do COMPEM, Celso Gonçalo de Souza. O destaque da reunião foi a apresentação “Crescimento do Mercado de Energias no Maranhão e Reajustes de Tarifas” realizada pelo Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares.
“Essa foi uma reunião importante, de alinhamento e esclarecimento, sempre trazendo o entendimento de que a energia elétrica é a base que promove o desenvolvimento do estado. A FIEMA tem um papel relevante para o crescimento do Maranhão e, momentos como este, são essenciais para um maior diálogo, uma oportunidade também para ouvirmos as proposições e demandas da indústria, discutir tarifas e outros temas”, destacou o Diretor José Jorge Soares.
Além de mostrar a trajetória de sucesso e crescimento da Equatorial Maranhão em seus 20 anos de atuação, o diretor destacou a ampliação de diferentes áreas de negócios do Grupo Equatorial, o que levou a holding ao posto de 3º maior grupo do país de distribuição de energia, em número de clientes, e a 1ª empresa multiutilities do país, com atuação nos setores de energia, renováveis, saneamento, telecom e seguros. Dos 52 mil empregos diretos gerados pelo Grupo Equatorial, 9.189 deles estão no Maranhão.
O Diretor José Jorge Soares também apresentou um balanço de investimentos e ações estratégicas realizadas nos últimos 20 anos, que resultaram em mais qualidade e confiabilidade para o sistema, além da atual redução na tarifa de energia elétrica, vigorando nesse novo ciclo de reajuste tarifário da Distribuidora: “Graças ao aporte de investimentos da ordem de mais de R$ 9,2 bilhões, conseguimos aumentar em quatro vezes mais a capacidade energética para atendimento do estado, em 217 municípios, com cerca de 2,3 vezes mais clientes e com um crescimento de 78% da quantidade de pontos de suprimentos no estado. Na parte social, destacamos a Universalização da Energia Elétrica no Maranhão, graças a investimentos de mais de R$ 2 bilhões, beneficiando 357.945 lares maranhenses com mais dignidade e qualidade de vida que a energia traz. E, este ano, já assinamos com o Governo Federal um novo convênio para a expansão do Programa Luz Para Todos, que terá como prioridade mais 10 mil famílias a serem beneficiadas com energia elétrica em áreas rurais e remotas até 2026”, destacou.
José Jorge Soares encerrou a apresentação explicando detalhadamente como se dá o processo anual de reajuste tarifário realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e como ocorreu a atual redução de tarifa na conta de luz. Ele mostrou ainda como a tarifa é composta pela Parcela A (custos não gerenciáveis) e pela Parcela B (custos gerenciáveis); além de detalhar a composição da conta de energia elétrica, na qual 37,64% são Impostos e Encargos federais, estaduais, municipais e setoriais; 33,93% são destinados às despesas da Parcela A, composta pelo pagamento dos Geradores e Transmissores e a menor parcela de 28,43%, que é a parte que fica com a Equatorial para operar, manter e realizar os investimentos na rede elétrica.
“Vale lembrar que temos um programa de muita importância social, que é o Tarifa Social, no qual mais de 1.135 milhões de maranhenses são beneficiados, com até 65% de descontos na conta de energia elétrica” reforçou o Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares.
No encerramento do evento, os representantes da FIEMA ressaltaram a relevância de momentos como esse: “Agradecemos a presença da Equatorial Maranhão que veio nos trazer informações importantes e a boa notícia da redução de tarifa nesse ciclo de reajuste tarifário da distribuidora. Tivemos a presença de várias entidades, Academia e Indústria, numa reunião muito produtiva”, destacou o Presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM), Celso Gonçalo.
“Foi uma excelente oportunidade para conhecermos mais sobre o setor elétrico do Maranhão e do Brasil e a Equatorial, por meio do seu diretor, José Jorge, nos contemplou com esse panorama completo sobre obras, investimentos e demais ações que refletiram nessa redução de tarifa, que foi muito bem-vinda”, completou Luiz Fernando Renner, Presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial (CODIN).