Equatorial Maranhão participa da Caravana Federativa
A Equatorial Maranhão esteve presente na quinta edição da Caravana Federativa do Governo Federal, que está acontecendo no Ceprama, em São Luís. O evento que iniciou nesta quinta-feira (23), vai até sexta-feira (24) e conta com palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições federais, com o objetivo de promover engajamento institucional entre os Governos Federal, Estadual e Municipal para estabelecer a cooperação das ações e um canal permanente de comunicação entre os entes federados.
O convite para a participação no evento veio do Ministério de Minas e Energia por ocasião do Ilhas de Luz, projeto realizado pela Equatorial, que leva energia elétrica renovável para várias regiões “isoladas”. O projeto realizado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT), prevê a construção de usinas solares e sistemas de armazenamento de energia em comunidades e aldeias da região amazônica, que utilizam energia por meio de geradores a diesel, que emitem gases poluentes.
O evento foi aberto à sociedade e contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, demais representantes da Distribuidora, os Ministros Alexandre Padilha e Flávio Dino, o Governador Carlos Brandão, Deputados e Prefeitos de todo o estado entre outras autoridades.
O Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares, comentou que a Caravana Federativa está com uma vasta programação que inclui palestras, oficinas, serviços e atendimento variados. “Esta é uma oportunidade excelente para alcançarmos nossos clientes que têm direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. Nós enquanto Distribuidora, temos como principais parceiros a FAMEM e a SEDES que nos auxiliam na busca ativa desses clientes que ainda não se cadastraram. O nosso marco de mais de 1 milhão de clientes cadastrados foi alcançado por conta desse constante trabalho de busca e, que precisa ainda ser intensificado para que mais famílias possam receber este importante benefício que irá contribuir significativamente para a economia local”, enfatizou José Jorge.
Como distribuidora de energia do Estado, a Equatorial Maranhão está presente com foco na Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE, para famílias de baixa renda. Durante o evento a Equatorial está com um stand realizando cadastros e tirando dúvidas sobre esse importante benefício para os maranhenses.
De acordo com Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, a Distribuidora é uma das referências no Brasil quando o assunto é tarifa social, pois desenvolveu parcerias e mecanismos de busca ativa para chegar até esse cliente que tem direito a receber desconto na conta de energia, mas não está com cadastro ativo. “Para isso, firmamos parcerias com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social- SEDES. O Maranhão é o segundo estado com maior aderência na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC. Atualmente, quase 1,1 milhão de clientes já possuem esse benefício, no entanto mais de 500 mil famílias maranhenses ainda podem usufruir do desconto, mas ainda não se cadastraram. Com o benefício a conta pode chegar até 65% de desconto”. Francila destaca ainda que além da Tarifa Social, “ a Caravana está sendo uma oportunidade para reforçarmos o relacionamento com os municípios maranhenses e atendermos demandas das Prefeituras e Vereadores”, conclui.
Além disso, a inclusão dessas famílias no benefício da TSEE significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. “É muito importante enfatizar que a Tarifa Social também gera impactos positivos para toda a economia que movimenta nosso estado, não só para os clientes cadastrados. De acordo com o levantamento da Equatorial, por meio da Tarifa Social, somente no ano passado, R$ 297 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local”, destacou Francila.
Saiba como se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica – Os cadastros devem ser iniciados nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS, onde os potenciais beneficiários devem se dirigir com documentação pessoal para cadastrar o Número de Identificação Social – NIS. Quem possui o NIS atualizado, já pode se dirigir à segunda etapa do cadastro, buscando um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.
Os canais de atendimento para cadastro na TSEE, para clientes que já possuem o NIS ativo são: WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial. Vale ressaltar que a TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal, desde 2002, às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC.