Equatorial Maranhão inaugura conjunto de obras na Vila Maranhão

Visando o desenvolvimento futuro da cidade de São Luís, a Equatorial Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (03), a nova Subestação Vila Maranhão. A obra, que integra o Projeto São Luís IV, é resultado do contínuo investimento em processos inovadores e de integração que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado.

Devido à sua posição geográfica favorável à importação e exportação de insumos, a capital recebeu cerca de 30 milhões de reais em investimentos voltados à expansão do sistema elétrico que atende a zona portaria e o distrito industrial do município. Em adição à nova subestação na Vila Maranhão, o Projeto São Luís IV ainda inclui outras seis novas redes de distribuição, que irão beneficiar, além dos eixos portuário e industrial, cerca de 47.542 unidades consumidoras residências e comerciais.

Totalmente automatizada e conectada pelas novas linhas de distribuição, a subestação passa a atender em 69 KV (quilovolt) e com maior estabilidade empresas de grande porte instaladas na zona industrial de São Luís como Ambev, Votorantim, Cimentos do Maranhão, Total Ferro, Coca-Cola, dentre outros mercados prospectados, como o novo terminal portuário de São Luís e futuras expansões do Porto do Itaqui (EMAP).

Estiveram presentes durante o evento, o Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio, o Prefeito Eduardo Braide, o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Celso Gonçalo; o presidente Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz; a presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), Moisilesia Bucele; o Secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto,  além de representantes de órgãos públicos estaduais, de empresas instaladas na área, como a CIMAR – Cimento Bravo, colaboradores da Equatorial e moradores de bairros do entorno.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, todo esse empenho contribuirá para o desenvolvimento da região norte do Maranhão, proporcionando mais crescimento para a indústria e comércio no Estado, levando melhoria na qualidade de vida de muitas famílias. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o futuro do Maranhão. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica para a região. A energia elétrica é um fator essencial para garantir a dignidade das pessoas e o crescimento das cidades, por isso, temos muito orgulho de trabalhar Pelo Futuro Todo Dia”, destacou.

Já o Prefeito Eduardo Braide destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade.  “Energia elétrica de qualidade é fundamental para garantir o ciclo de desenvolvimento social e econômico de uma cidade. E é isto que a Equatorial Maranhão vem garantindo para São Luís. Com a inauguração desta nova subestação e rede de distribuição nossa cidade vai ganhar mais segurança no abastecimento de energia elétrica, sobretudo no distrito industrial e zona portuária, onde estão instaladas grandes empresas que garantem emprego e renda para a nossa população, além de fortalecer a capacidade de nossa cidade para receber novos investimentos. Por isso, parabenizo à Equatorial pelo compromisso com o desenvolvimento de São Luís”, destacou o prefeito.

Inovação e tecnologia

A implantação da nova subestação garante maior flexibilidade e interação entre as redes de distribuição, pois os novos alimentadores desta subestação estão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), permitindo a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção humana. Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).

Além disso, a nova subestação é totalmente digitalizada, o que permite a supervisão de controle remoto através do COI – Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, agilizando ações reparadoras e de redirecionamento em casos de falta de energia, por exemplo.