Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo postes durante o São João

Equatorial Maranhão alerta sobre os riscos de acidentes envolvendo postes durante o São João – Mais de 400 ocorrências já foram registradas em 2023

Com a chegada do mês de junho, o clima festivo do São João toma conta dos maranhenses trazendo muita diversão e cultura. E nessa época de celebração, também é essencial lembrar da importância da segurança no trânsito. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta para os riscos dessas ocorrências e reforça a necessidade de conscientização e prevenção de acidentes, incluindo os que envolvem postes da rede elétrica, por se tratar de situações que envolvem corrente elétrica.

Durante as festividades juninas, é comum ocorrer um aumento no fluxo de veículos nas estradas e ruas, principalmente em direção aos arraiais e festas tradicionais. Infelizmente, essa movimentação também pode resultar em condutores embriagados, sonolentos ou distraídos, por isso é essencial reforçar os cuidados quanto ao cumprimento das normas de trânsito.

De acordo com um balanço realizado pela Equatorial, em 2022 foram contabilizadas 1.590 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o Maranhão. Já em 2023, de janeiro a maio foram registrados 442 acidentes em todo o estado, e no mesmo período do ano passado, foram 620. Embora tenha havido uma redução em relação ao mesmo período do ano anterior, ainda é preciso manter uma vigilância constante e tomar medidas para diminuir ainda mais essas estatísticas preocupantes.

Visto isso, cabe destacar a atuação da Equatorial Maranhão, que tem a segurança como um dos valores mais importantes, por esse motivo a distribuidora atua durante todo o ano para orientar e prevenir acidentes de trânsito envolvendo postes. Além das ações de reparo dos danos dos acidentes, a Equatorial promove palestras e ações na comunidade para sensibilizar seus colaboradores e clientes sobre atitudes perigosas que podem acontecer no dia a dia por falta de atenção.

Nesse sentido, no período festivo do São João, é crucial redobrar a atenção em relação à revisão do veículo e ao cumprimento das normas de trânsito. Evitar o excesso de velocidade, não dirigir sob sono ou embriaguez, não usar o celular ao volante e adotar uma direção defensiva são medidas essenciais. Nesse contexto, Leiziane Carvalho, Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, ressalta que manter o trânsito seguro durante as festividades juninas é uma responsabilidade coletiva, pois preserva vidas e evita transtornos para todos.

“É importante ter consciência de que acidentes envolvendo postes da rede elétrica podem afetar uma grande quantidade de pessoas, dependendo da gravidade da colisão. Além do próprio prejuízo à vida, essas situações podem causar falta de energia que afetam áreas inteiras e a conclusão do serviço de reparo ou substituição do poste pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação, que geralmente envolve diversas etapas para garantir a segurança de todos os envolvidos. Por isso, durante as comemorações juninas, é fundamental agir de forma responsável no trânsito, protegendo não apenas a própria vida, mas também a de outras pessoas. Ao adotar essas medidas preventivas, contribuímos para um São João seguro e cheio de boas lembranças para todos”, complementou a Executiva.

Além do mais, os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, dependendo da situação. O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

  • Se você se envolver ou presenciar um acidente dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência para que as equipes possam se mobilizar para recuperar a rede elétrica, e que ligue também para o SAMU (192) para que possa socorrer as vítimas;
  • Jamais se aproxime de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
  • Se possível sinalize e tente isolar a área para que pessoas não se aproximem da rede elétrica.