O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
GeralÚltimas Noticias

EQT Lab completa dois anos impulsionando inovação e tecnologia no setor elétrico

O EQT Lab, hub de inovação e tecnologia do Grupo Equatorial, celebra dois anos de atuação com uma trajetória marcada pela transformação digital, desenvolvimento de soluções inovadoras e execução de projetos estratégicos que fortalecem o setor elétrico brasileiro.
Inaugurado em julho de 2023, o hub já conduziu projetos estratégicos e iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) voltadas à melhoria da experiência dos clientes, otimização de operações, gerenciamento de perdas e transformação digital.

Como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o hub se destaca por sua atuação em três pilares: Inovação Aberta, Educação e Execução de Projetos. “O EQT Lab foi pensado como um impulsionador de ideias. Em apenas dois anos, mostramos como a inovação pode sair do papel e transformar a forma como o setor elétrico opera no Brasil”, destaca Lucas Pinheiro, executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

Localizado em um casarão histórico na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís (MA), o hub une tradição histórica e tecnologia em um espaço totalmente revitalizado para este fim. Além do polo no Maranhão, também está presente no Rio Grande do Sul, no Instituto Caldeira, um dos principais polos de inovação de Porto Alegre, onde mantém conexões com startups, universidades e outros hubs tecnológicos do país.

A presença em diferentes ecossistemas permite que o EQT Lab amplie sua rede de parceiros, gere proximidade com ecossistemas de inovação e fortaleça o intercâmbio de experiências e conhecimentos. “A nossa permanência em diferentes espaços de inovação é ponto-chave para mantermos nosso olhar voltado para o mercado e o futuro, auxiliando na descoberta de soluções inovadoras e na transformação delas em realidade”, relata Jéssica Mendes, Analista de Transformação Digital do EQT Lab.

Cabe destacar a formação educacional de 22 jovens de baixa renda, alunos das escolas públicas IFMA e IEMA, dos quais três foram efetivados na equipe do EQT Lab, além da capacitação de equipes do call center do Grupo Equatorial e pessoas da comunidade, por meio da primeira edição do programa Capacitech, uma capacitação em linguagem de programação e inteligência artificial promovida pelo ICT, em parceria com a Oracle One Nex Education, cuja segunda edição será lançada ainda este mês.

Com uma abordagem colaborativa e foco em resultados concretos, o EQT Lab se consolida como peça-chave na estratégia de inovação do Grupo Equatorial, contribuindo para a evolução tecnológica do setor elétrico, melhorando a experiência dos clientes e construindo um futuro mais eficiente, conectado e sustentável. Saiba mais informações do EQT Lab no Instagram: @eqtlab.grupoequatorial e no site www.eqtlab.com.br.