Envelhecimento dos pet: prevenção e vacinação são cuidados fundamentais

Lobinha é uma Husky siberiana, ela vai fazer 10 anos em fevereiro, sempre foi uma chachorra cheia de energia e muito brincalhona, mas nos últimos seis meses ela tem mudado de comportamento. Melina Marcelino é a tutura da Lobinha, segundo ela a Husky está apresentando sinais de envelhecimento. “Ela vai fazer 10 anos e já não é a mesma, antes ela corria muito mais e brincava com as crianças que frequentam a minha casa, hoje ela se cansa rápido e dorme muito mais”.

Se como a Melina você também notou algumas diferenças no comportamento do seu pet e sabe que ele já tem alguns anos de vida, isso pode ser um sinal que ele está ficando idoso.

O envelhecimento é um processo natural e progressivo dos estágios da vida, de todos os indivíduos. Entretanto, o envelhecimento muda a qualidade de vida do animal.

Jayanna Maia, é veterinária do Pet Mania, segundo ela um pet pode ser considerado idoso a partir dos sete anos de vida e a partir deste momento é necessário que o tutor tome alguns cuidados especiais com seu pet.

“Os pets idosos precisam fazer consultas a cada seis meses com veterinário, exames de rotina, é preciso verificar as condições cardiológicas e periodontais do animal. Os tutores também precisam ficar de olho na alimentação e no consumo de água. Os pets idosos podem desenvolver doenças renais, intestinais, doenças ortopédicas, artrite, alterações oftálmicas ou problemas endócrinos” explica a veterinária.

Outro cuidado muito importante é a prevenção, a veterinária ainda acrescenta que a vacinação ao longo da vida do animal é fundamental para ele ter uma qualidade de vida melhor na velhice.

“Para tornar a velhice de um pet mais confortável, preservando a qualidade de vida dele é necessário atenção à prevenção, principalmente manter as vacinas em dia para evitar doenças que podem ser evitadas”.

Sinais de envelhecimento dos pets

  • Os animais perdem um pouco da vitalidade e seus movimentos acabam sofrendo mudanças.

  • Os hábitos alimentares causam um grande impacto nessa idade. Ofereça ração contêm vitaminas, minerais e suplementos próprios para a raça e necessidades dos velhinhos.

  • Os animais mais velhos acabam ficando mais preguiçosos, o que diminui a sua mobilidade e ânimo.

  • Dores e Doenças comuns na velhice animal: Artrite – Dificuldade de locomoção; Diabetes; Câncer; Problemas de tireóide – principalmente em gatos; Doenças de fígado; Doenças renais – principalmente em gatos; Doenças cardíacas; Perda gradativa de visão; Obesidade.