Entregue pelo Governo do Estado, Hospital da Criança reforça rede de assistência materno-infantil em Colinas e região

O Governo do Maranhão segue investindo na ampliação e no fortalecimento da rede de assistência materno-infantil em todo o estado. Nesta semana, Colinas e municípios da região foram contemplados com a entrega do Hospital da Criança de Colinas, que será referência para o atendimento pediátrico. O poder público estadual entregou, ainda, 10 leitos de UTI NeoNatal na Maternidade Humberto Coutinho.

“A gente passa a ter agora no sertão do Maranhão uma rede complexa de atendimento materno infantil, porque juntamente com a Maternidade Coutinho, onde inauguramos 10 leitos de UTI Neonatal, pela primeira vez na história da cidade, inauguramos o primeiro tomógrafo público para a região inteira e a gente. A gente constrói uma rede no interior do estado resolutiva, eficiente e de acordo com as diretrizes do SUS. É o Governo do Estado continuando a cuidar das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, após a solenidade virtual de inauguração realizada nesta segunda-feira (28).

O Hospital da Criança de Colinas conta com 30 leitos, sendo 20 pediátricos e 10 adultos de suporte à Maternidade Humberto Coutinho, para atendimento pós-operatório das cirurgias ginecológicas. Possui, ainda, equipamentos para exame diagnóstico por imagem, como raio-x,  ultrassom, tomografia e exames laboratoriais. O novo hospital oferece consultas ginecológicas e pediátricas, e conta, ainda, com sala lúdica, brinquedoteca e playground.

Para Maria do Socorro, de 41 anos, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, e  moradora do bairro Curimatã, a unidade vai ser importante para toda a população colinense e da região.  “Para gente que não tem condições, esse hospital vai ser muito bom, pois ninguém vai mais precisar ir pra fora pra nossos filhos serem atendidos”, afirmou.

Já a Maternidade Humberto Coutinho, além dos novos leitos de UTI NeoNatal conta, ainda, com 24 leitos de internação em obstetrícia clínica e cirúrgica e 20 leitos de internação em pediatria clínica e cirúrgica e 1 de neonatologia, a maternidade dispõe, também, de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que compreende diagnóstico por radiologia, diagnóstico por ultrassonografia e diagnóstico em laboratório clínico.

A unidade conta com Serviço de Pronto Atendimento 24 horas, que compreende atendimento de urgência em Atenção Especializada e atendimento de urgência com observação. A unidade também conta com o 22º Posto de Registro Civil de Nascimento (RCN).

A Triagem Neonatal realizada na unidade de saúde oferece os exames como Teste do Pezinho (coleta de sangue para Triagem Neonatal), Teste do Olhinho, Teste da Orelhinha e Teste do Coraçãozinho. Dispondo ainda de atendimento ambulatorial que compreende os serviços de Ginecologia e Obstetrícia (alto risco), Cardiologia e Pediatra. 

Planificação

Além dos investimentos nas unidades de saúde, a região passa também pelo processo de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta do Conass e adotada pelo Governo do Maranhão, que trabalha a qualificação da atenção à saúde da população, através, principalmente, da organização dos processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), na Atenção Especializada (AE) e Hospitalar. Um dos resultados esperados pela planificação é a redução da mortalidade materna. 

A Planificação na Região de Saúde de São João dos Patos, que inclui o município de Colinas, teve início no final de 2019, com aulas teóricas que incluíram todos os profissionais da atenção primária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.