Giro de Noticias

Entidades da sociedade civil podem concorrer, pela primeira vez, ao Selo Esperança Garcia, que reconhece práticas antirracistas

Estão abertas as inscrições para o Selo Esperança Garcia 2024, do Conselho Nacional das Ouvidorias das Defensorias Públicas, que contará, pela primeira vez, com a participação de entidades da sociedade civil. Neste ano, a entrega do Selo será realizada no encerramento do Encontro do Conselho Nacional das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas do Brasil, que será promovido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

A quarta edição do Selo objetiva mapear as ações e reconhecer os avanços das políticas afirmativas que tenham sido implementadas pelas Defensorias Públicas nos últimos anos. Para isso, serão homenageadas práticas em três categorias: Atendimento Antirracista, Inovação em Políticas Antirracistas e Impacto Social na Comunidade Negra. 

Nesta última, serão reconhecidas a Defensoria Pública e instituições da sociedade civil cujas ações tiveram um impacto positivo e significativo na melhoria das condições de vida e na proteção dos direitos das comunidades afrodescendentes no estado.

As inscrições para concessão do Selo Esperança Garcia tiveram início no dia 9 de agosto e seguem até o dia 30 do mesmo mês. Elas podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico (clique aqui).

O resultado final será dia 28 de outubro e a entrega do Selo Esperança Garcia ocorrerá no dia 13 de novembro, no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Praça Negro Cosme – Rua Roma Velha, Av. Quarto Centenário, s/n – Fé em Deus, São Luís.