Eneva abre programa de qualificação de operadores no Maranhão

A Eneva, empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, abriu na última quinta-feira (9/6) as inscrições para o seu Programa de Qualificação de Novos Operadores. A empresa vai capacitar, em parceria com o Senai, profissionais com formação técnica para atuarem como operadores na usina térmica de Itaqui, no Maranhão.

Os interessados em participar do programa terão até o dia 26 deste mês para se inscreverem, por meio do link Link. Em seguida, os candidatos vão passar por um processo seletivo, que inclui a realização de testes online, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Os 20 inscritos que obtiverem os melhores desempenhos vão ser chamados para a fase de aulas.

Ao fim, cinco deles vão ser contratados por 12 meses como trainees técnicos, recebendo salário e os benefícios trabalhistas oferecidos pela Eneva aos seus funcionários.

As aulas para os 20 classificados iniciais acontecerão a partir de agosto, no Senai Monte Castelo, em São Luís (MA), de segunda-feira a sexta-feira, de 18h30 às 21h45. Elas terão duração de cinco meses. Ultrapassada essa fase teórica, os alunos vão participar de visitas técnicas à UTE Itaqui e de palestras com especialistas do mercado. A etapa final é a de qualificação técnica, para a qual serão selecionados cinco estudantes.

Para participar do Programa de Qualificação de Novos Operadores direcionado à contratação de trainees para a UTE Itaqui, o candidato deve ter formação técnica concluída nas áreas de mecânica, elétrica, eletromecânica, automação, instrumentação, petróleo e gás ou afins. Também é preciso residir em São Luís, ter no mínimo 18 anos, ser curioso, gostar de desafios e ter espírito colaborativo.

Sobre a UTE Itaqui
 Localizada no Distrito Industrial de São Luís, a usina termelétrica Itaqui possui 360 megawatts (MW) de capacidade instalada e contribui de forma significativa para o fornecimento de energia no Maranhão. A usina foi o primeiro empreendimento da Eneva no Estado e responde por uma parcela significante do abastecimento do subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN). Localizada de forma estratégica a apenas 5 km do Porto do Itaqui, a térmica utiliza a logística portuária para receber o carvão mineral utilizado na geração de eletricidade.

Sobre a Eneva

A Eneva é maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km². Com um parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Em renováveis, a Eneva possui dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais e Bahia. Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.