Encontro fortalece estratégia de Educação Empreendedora do Sebrae e celebra Dia do Professor
Focando o desenvolvimento de competências e novas habilidades alinhadas com o mundo de hoje, a inovação e também em temáticas como a inclusão de autistas e o uso da Inteligência Artificial na educação, o 4º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, organizado pelo Sebrae, aconteceu nesta terça-feira (15). Participaram cerca de 1300 professores e gestores educacionais de todo o estado, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
O encontro integra o calendário das ações de Educação Empreendedora no Maranhão. “Fizemos questão de marcar o Dia do Professor com um apelo ao engajamento dos educadores para que sejam agentes das transformações de vida e comunidade que o mundo e a sociedade precisam, ajudando na formação de cidadãos protagonistas e empreendedores”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo.
No encontro foi anunciada uma nova solução a ser utilizada no Maranhão – Quadrinhos Empreendedores do Futuro – que resgatam em histórias em quadrinhos conteúdos atuais. Os gibis serão usados como ferramentas pedagógicas e em breve estarão disponíveis em escolas de norte a sul do Maranhão.
Horizontes – Este ano, com participação de parceiros, como o prefeito de Grajaú Mercial Arruda, e Bruno Costa, da SEDUC-MA, o Encontro contou com caravanas organizadas por 11 Unidades de Negócios do Sebrae no Maranhão, diminuindo fronteiras ao oferecer aos educadores maranhenses a oportunidade de conexões com os desafios da educação do futuro.
Vindo de São Pedro dos Crentes, o professor Jeilson Lima destacou a participação no evento como algo motivador. No município, três escolas executam o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, envolvendo 420 alunos e 22 professores. “A Educação Empreendedora abre horizontes ao indivíduo e ao professor, promovendo descobertas e a valorização de potenciais quase desconhecidos. Nos alunos, gera a empolgação com as descobertas de um mundo novo e possibilidades do empreendedorismo e de como eles podem se tornar sujeitos de suas histórias, cidadãos mais conscientes e preparados para este mundo novo”, explicou o professor.
Já a articuladora do programa JEPP, em Grajaú, a professora Leila Dias, ressalta que a Educação Empreendedora “prepara o aluno para a vida, conectando o empreendedorismo econômico e social e faz dos professores os grandes protagonistas das transformações de muitas realidades”. Em Grajaú, disse ela, são 15 escolas, 317 professores e 1092 alunos participando desse processo, recebendo capacitação e conteúdos sobre empreendedorismo só neste ciclo 2024. “Mais do que formar alunos e capacitar professores, o JEPP muda realidades, traz nova consciência e transforma destinos”, acrescentou.
A abertura do Encontro foi marcada pela integração motivacional “Corpo, mente e coração: como estão os seus”, ministrada pelo ator e palestrante da Bumba Escola, Leandro Vidal. O encontro também teve a apresentação de resultados da solução JEPP, em execução em escolas das redes pública e privada em todo o Maranhão, contribuindo para a formação com viés empreendedor de jovens e professores. A apresentação ficou a cargo da gerente Hildenê Maia e da coordenadora Estadual de Educação Empreendedora, Mayna Braga.
Programação – O Encontro contou com programação abrangente, incluindo palestras e oficinas técnicas, além da participação do especialista Dudu Obregon, educador e escritor, especializado em empreendedorismo criativo na Educação, e de painel com cases de sucesso abordando “O poder transformador da Educação Empreendedora”.
Ao apresentar um balanço das ações do Sebrae na promoção da Educação Empreendedora, o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, disse ser os professores os verdadeiros protagonistas do processo de educação para a transformação, “ao ensinar o valor do trabalho, do pensamento integrador, do respeito, da inclusão, da capacidade crítica e das construções coletivas, ajudando a formar cidadãos protagonistas”.
Conforme ele, em 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora, em todo o Maranhão, em conjunto com parceiros como prefeituras e secretarias de Educação, o Sebrae já atendeu 342 mil estudantes e 26 mil professores. Só em 2024, já são 105 mil estudantes atendidos. Além disso, mais de 9 mil professores já receberam soluções de Educação Empreendedora só neste ano.