Empresas estimulam cada vez mais o hábito de leitura para seus colaboradores

A leitura amplia horizontes, desperta a curiosidade e estimula a vontade de aprender cada vez mais, agregando também na vida profissional das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, ler ajuda a reduzir até 68% dos níveis de estresse e também pode auxiliar na proteção do cérebro contra doenças neurodegenerativas. Além disso, empresas que incentivam seus colaboradores a criar ou manter o hábito da leitura, por exemplo, também têm retornos positivos.

Estimular o conhecimento disponibilizando livros aos funcionários tem sido uma tendência importante nos ambientes corporativos que desenvolve ainda mais as equipes, aumentando a produtividade. O Grupo Mateus também aderiu à iniciativa, inaugurando a Biblioteca Maria Firmina dos Reis. O espaço é voltado para os colaboradores do setor administrativo, do RH e da empresa Pulseo o acervo é diversificado e abrange publicações sobre temas que vão desde administração e negócios até de romances, passando por ficção, biografias, religião e filosofia, entre outros.

O espaço, localizado no novo prédio de RH do Grupo Mateus, no bairro da Cohama, conta com uma estrutura com capacidade para até 6 mil livros, além de biblioteca digital com e-books que serão disponibilizados para todos os colaboradores das lojas e regionais do Grupo e seus familiares.

O projeto foi idealizado pelo Diretor Executivo de Rh, Régis Ramos, a partir da universidade corporativa do Grupo, UniMateus. “Nós temos uma universidade que vem crescendo, em qualidade e em projetos de desenvolvimento, procurando atender todo o Grupo Mateus, que é uma empresa multicanal de varejo e atacado com foco em desenvolvimento de pessoas. E desenvolver pessoas é desenvolver capacidade cognitiva, de reflexão e de análise crítica. Nada melhor do que desenvolver essa competência por meio da leitura”, explica o diretor.

Régis Ramos destaca, ainda, a confiança em investir na educação e formação de qualidade, desenvolvendo profissionais cada vez mais preparados para o futuro: “A leitura é uma experiência sensorial, uma capacidade de imaginar mundos e universos para compreender a realidade através da imaginação. Então, a Biblioteca Maria Firmina dos Reis é o primeiro passo de um grande movimento de desenvolvimento de pessoas, um dos pilares da nossa universidade”, finaliza.

Funcionamento da biblioteca

Os horários para acesso à biblioteca são das 9h às 14h e das 15h40min às 19h30min, de segunda a sexta-feira. Os colaboradores com cadastro no setor podem pegar até dois títulos emprestados com prazo de 14 dias para devolução ou renovações. Já a biblioteca virtual disponibilizará e-books, que poderão ser acessados através de celulares, tablets e notebooks, para os quase 50 mil colaboradores que fazem parte da companhia.