Empresária de Açailândia é uma das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O potencial da mulher de negócios de Açailândia, criatividade e capacidade de superação e inovação estiveram em destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, realizada em São Luís, na última quarta-feira, 30 de agosto. Entre as mulheres que conquistaram o reconhecimento do Sebrae na ocasião, está a empresária Poliana Camelo Voorwald, com o case da Flex Viagem.
Poliana Camelo é diretora da Flex Viagens e, também, co-fundadora e ex-sócia da Skill Idiomas. Ela está no mercado há quase 15 anos e se inscreveu no ciclo 2023 da premiação, sendo agraciada na categoria “Pequenos Negócios”.
“Sempre foi meu desejo participar do prêmio Sebrae Mulher de Negócios e eu me sinto extremamente lisonjeada em ser reconhecida por uma instituição que admiro e tanto faz pela classe empresarial. Sou grata por tudo o que conquistei até aqui e sei que, além do meu esforço, devo destacar as pessoas que me incentivaram a empreender e a superar desafios: minha família, os amigos, colaboradores e parceiros profissionais, a quem digo, feliz, muito obrigada!”, manifestou-se ela.
Prêmio
O Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, promovido desde 2004, tem o propósito de destacar e valorizar o papel das mulheres empreendedoras no Brasil. Na etapa estadual, foram 141 inscritas e deste total nove foram premiadas nas categorias MEI, Pequenos Negócios e Produtora Rural, após o julgamento por uma banca de especialistas e diversas etapas de avaliação.
As vencedoras da etapa estadual concorrem à premiação nacional, representando não apenas suas realizações individuais, mas também o potencial das mulheres no mundo dos negócios, particularmente as maranhenses, que já são quase 35% dos donos de negócios formais do estado.
Trajetória
Com mais de uma década no mercado, o perfil empreendedor de Poliana é de família. “Minha principal motivação para empreender foram meus pais, que desde muito cedo me ensinaram a trabalhar no comércio da família. Posso dizer que foi a partir desse momento que comecei a despertar para a minha jornada como empreendedora. Nesta sequência, meus irmãos mais velhos abriram o próprio negócio e eu me inspirei nesses exemplos de dedicação e persistência”, destaca Poliana.
Ela foi sócia da escola de idiomas por quatro anos e depois decidiu abrir o próprio negócio, direcionando energia e vocação para o turismo. Assim, fundou a agência de viagens Flex Viagens. “De lá pra cá, são quase 15 anos de muita dedicação, desafios, estudos, especializações, conquistas e aprendizado”, explica.
Ao longo da jornada empreendedora, Poliana buscou o aprimoramento das habilidades e conhecimentos, para superar os desafios, ela mesmo um retrato das inúmeras histórias de empreendedorismo e ousadia que demonstram o quanto as mulheres possuem capacidade para criar, inovar e liderar negócios de sucesso em um mercado tão competitivo.
Na caminhada como empreendedora, Poliana contou com o suporte técnico do Sebrae, onde teve acesso a diversas ferramentas e soluções de gestão, capacitação, consultoria e missões empresariais. Conhecimento que, aliado à dedicação, culminou na expansão do negócio para além de Açailândia, chegando a cidades como Imperatriz, Fortaleza e Petrolina
Poliana também se engajou no processo de franchising, almejando transformar a empresa em uma franqueadora. Apesar de um adiamento temporário devido a questões de conformidade e timing, esse projeto demonstra a visão de longo prazo e a determinação em construir uma marca sólida e reconhecida.
Esse percurso de aprendizado e desenvolvimento preparou a empresária para enfrentar os desafios e oportunidades que surgiram ao longo de carreira, consolidando um dos propósitos do negócio: crescer com sustentabilidade e segurança.
“O Sebrae é isso: é estar junto dos pequenos negócios em todas as etapas até a consolidação e ampliação no mercado. São diversas soluções aplicadas aos empreendimentos que ajudam nesse processo. Ficamos felizes em acompanhar essas empresas, a exemplo Flex. Que esse reconhecimento do Sebrae seja inspiração para que a empresa cresça e se fortaleça cada vez mais”, celebrou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.
Outras homenagens
Além do Prêmio Mulheres de Negócios, o Sebrae também lançou a edição 2023 do Prêmio Prefeitura Empreendedora, destinado a prefeituras e ao reconhecimento das boas práticas de gestão e apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo nos municípios.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, destacou a importância da iniciativa. “A premiação estimula junto às administrações municipais a incorporação de ações e boas práticas em termos de eficiência, eficácia e efetividade de resultados no setor público para a sociedade; é como se muda a realidade dos municípios maranhenses, com ações e boas práticas. Esperamos uma volumosa adesão ao PSPE, agradecendo a confiança do público desta premiação, depositada ao Sebrae”, declarou o executivo.EmpreendedorismonegóciosSebrae