Emitida a ordem de serviço para execução de cinco obras pela AGEM

Na tarde deste sábado (31), o governador Flávio Dino fez a entrega oficial da Praça Mestre Antônio Vieira, instalada na Avenida Getúlio Vargas, Monte Castelo. Como parte da ação foi realizada a emissão de ordens de serviços para execução de obras de infraestrutura nas áreas de drenagem, pavimentação asfáltica e requalificação de espaços públicos, além da entrega de cartões do Programa Minha Casa Melhor.

Dentre as obras que receberam ordem de serviço, cinco estão sob a responsabilidade da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), a saber, requalificação de Praça na Praia Grande; construção da Estrada do Vinhais Velho; pavimentação da Estrada da Vitória; interligação de vias na Ivar Saldanha e drenagem da Rua do Horto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “São obras de extrema importância, que irão gerar mais segurança e comodidade a todos”, destacou o governador Flávio Dino. 

A Praça da Praia Grande está localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, Centro Histórico de São Luís, próxima à Rampa Campos Melo. O projeto contempla urbanização com estacionamento, playground, pavimentação, paisagismo e reconstrução do muro de contenção existente. Ao todo, será requalificada uma área de 6.379 m2. “Com a requalificação passaremos a dispor de um local adequado de visitação e contemplação de uma das regiões com grande potencial turístico do centro da cidade”, ressalta o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. 

A construção da Estrada do Vinhais Velho é uma demanda dos moradores de uma das áreas mais antigas de São Luís. Serão 600 metros, que incluem drenagem profunda, meio-fio, sarjeta, calçada e pavimentação. “Estamos felizes por, finalmente, um governo ter percebido nossa necessidade”, destacou o chapeiro Renato de Sousa, morador da região. 

Na estrada da Vitória serão executados serviços de conformação da plataforma, meio-fio, sarjeta, calçada e pavimentação. Serão 1.971,9 metros. 

A interligação entre a Travessa Renato Viana com a Rua Porto, no Ivar Saldanha, irá contribuir para desafogar o trânsito na Rua Renato Viana – entre a Ponte do Ipase e o bairro Alemanha, uma extensão de, mais ou menos, 50 metros. No total, serão 350 m2 de área.  

A quinta obra sob responsabilidade da AGEM é a drenagem da Rua do Horto na UEMA. No local será feita a travessia com a Rua 12, com construção de nova ala, colocação de tubos de concreto e pavimentação, num total de 14 metros. Além disso, será executada a desobstrução de canal que vai até a Avenida Lourenço Vieira da Silva, neste caso 600 metros. 

Para o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Júlio César Mendonça, essas ações do Governo do Estado, por meio da AGEM, ajudam a fazer de São Luís uma cidade mais segura. “São obras que ampliam a mobilidade”, disse.

Para o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, são obras estruturantes que garantem a integração entre as diversas localidades de São Luís, na medida em que facilitam a mobilidade. “O governador Flávio Dino, desde o início, tem atuado pela metropolização e, com a criação da AGEM, esse trabalho se ampliou, o que só traz vantagens para a população em geral”, afirmou.