Embrapa, UEMA e IFMA debatem sistemas integrados de produção em webinars semanais
Neste mês de maio, a Embrapa Cocais, a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, por meio do grupo de estudos criado por esses três parceiros de pesquisas, o GINTEGRA, iniciaram a realização de webinars (estilo lives) – transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais. Os eventos estão sendo realizados todas as segundas-feiras, sempre às 18h (horário de Brasília).
A primeira live foi realizada no dia 18 de maio, com o tema “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: desafios e perspectivas no Maranhão”, com a participação do pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Costa, e do professor da UEMA, Luciano Muniz. A segunda live, transmitida no dia 25 de maio, abordou a temática “Carne Carbono Neutro: novo conceito para carne sustentável”, com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, tendo a participação do pesquisador da Embrapa Cocais, Carlos Freitas, e do professor do IFMA, Alisson Jordão.
A próxima webinar será nesta segunda-feira, dia 1 de junho, e debaterá o tema “Serviços ambientais providos por leguminosas forrageiras em ecossistemas de pastagens”, a ser apresentado pelo professor da University of Florida, EUA, José Carlos B. Dubeux Jr., com a moderação da professora da UEMA, Valéria X. O. Apolinário.
O GINTEGRA foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas e transferência de tecnologias relacionadas a interface solo, planta, animal, bem como economia e gases de efeito estufa em sistemas integrados de produção, como alternativa para contribuir com inovações que possibilitem o desenvolvimento sustentável da agropecuária regional.