Emap apresenta oportunidades no evento Maranhão de Negócios

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, foi destaque no evento “Maranhão de Negócios – O Futuro começa agora”, que reuniu representantes do poder público nas esferas estadual e municipal e a classe empresarial durante todo o dia, no hotel Blue Tree Towers São Luís, no bairro Calhau. O diretor de Administração e Finanças da Emap, Artur Costa, apresentou projetos em andamento e oportunidades para empresas locais na área portuária.

Promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), o evento foi realizado com o objetivo de proporcionar ao empresariado local conhecimento amplo dos investimentos previstos para o Maranhão nos próximos anos, bem como a identificação de segmentos econômicos com potencial de crescimento no estado. A ideia é, segundo a organização, promover a preparação de empreendedores locais para que possam aproveitar as oportunidades advindas desses investimentos, estimulando o crescimento e a competitividade das empresas locais e da própria economia estadual.

“Este é um evento muito importante, que reúne a classe empresarial do Maranhão juntamente com órgãos do poder público e é uma oportunidade para empresários conhecerem programas e ações da iniciativa pública voltados ao fomento de geração de emprego e desenvolvimento. Importante lembrar que o poder público oferece as bases, as condições para que a iniciativa privada possa desenvolver suas ações, mas quem gera mais empregos não é o setor público, portanto o empresariado”, defendeu Artur Costa.

Em sua apresentação, o diretor da Emap mostrou as potencialidades e resultados do Porto do Itaqui nos últimos anos, bem como investimentos e projetos de expansão em pequeno e médio prazos. Projetos esses que demandam produtos e serviços e que, portanto, são oportunidades para empresas locais. Ele chamou a atenção para as exigências legais nos editais da Emap, voltadas principalmente à adesão de boas práticas nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, além de regras de compliance.

Todas as contratações da Emap, ressalvados os casos de dispensa e de inexigibilidade, são realizadas por meio de licitações públicas, conduzidas pela Comissão Setorial de Licitação ou por Pregoeiro, conforme o caso, de acordo com a Lei nº 13.303/2016 (fornecimentos, serviços e obras de engenharia).

Todos os editais são disponibilizados no link: www.portodoitaqui.com/transparencia/licitacoes e para saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a Comissão Setorial de Licitação telefone: (98) 3216-6533/6531.◀