Em visita institucional, presidente do TJMA conhece avanços da Junta Comercial do Maranhão
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, visitou a Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), nessa segunda-feira (7/11), para dialogar e conhecer as novas instalações da instituição localizada em prédio revitalizado na Avenida Dom Pedro ll, no Centro Histórico de São Luís (em frente ao prédio-sede do TJMA).
Na oportunidade, Paulo Velten foi recebido pelo presidente da Junta Comercial, Sérgio Sombra, que compartilhou sobre os avanços tecnológicos nos serviços prestados pela autarquia ao empresariado maranhense.
Fundada em 1851, a Jucema é a terceira junta comercial mais antiga do Brasil com 171 anos de fundação. Atualmente, tem se destacado no cenário nacional como uma das juntas comerciais mais rápidas do país na formalização de negócios, com tempo de 4 horas para abertura de empresas no órgão, obtendo o reconhecimento nacional pelos avanços no registro de empresas.
“Fiquei muito impressionado com a evolução da Jucema, um órgão histórico que hoje é referência como instituição desburocratizada, enxuta e com alta tecnologia”, disse o desembargador Paulo Velten.
O presidente do TJMA também admirou-se do atendimento 100% remoto e da celeridade dos serviços prestados com o avanço digital. “A junta comercial está na era da mudança tecnológica e da transformação digital do serviço, isso é motivo de grande reconhecimento”, disse Velten.
Para Sérgio Sombra, a visita do presidente da Corte Estadual significou um momento importante no fortalecimento das relações institucionais e declarou sentir-se prestigiado. “Estou muito honrado com a visita do nosso presidente, desembargador Paulo Velten, visto que a Junta tem dado uma contribuição muito importante, não só na parte dos registros empresariais do Maranhão, mas também prestando informações aos órgãos de controle sobre as empresas que estão constituídas no Estado, contribuindo para a construção de um ambiente de negócio mais favorável para aqueles que querem empreender”, afirmou.
Sérgio Sombra também enfatizou que, assim como o Tribunal de Justiça, a Junta Comercial tem sofrido um processo de digitalização e virtualização dos seus serviços, para melhor atender a população maranhense. “Hoje, nós temos uma Junta totalmente digital e um Tribunal de Justiça que é exemplo no Brasil inteiro. São dois órgãos seculares, que vem acompanhando as evoluções e contribuindo com a sociedade maranhense”, ressaltou.
Também participaram da reunião, o vice-presidente da Jucema, Francisco Moura dos Santos e o chefe da Procuradoria da Jucema, Max Wanderson Sá. Na oportunidade, o presidente Paulo Velten recebeu o fotolivro “Tambores”, idealizado pelo Fotoclube Poesia do Olhar, que faz uma releitura fotográfica da obra “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense, Josué Montello.
AVANÇOS
A Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) vem registrando avanços significativos nos últimos anos, com a implantação do programa Empresa Fácil, permitindo que os serviços sejam totalmente digitais, consolidando, assim, um órgão 100% Digital nos procedimento de abertura, alteração e baixa de empresas e emissão de certidões online.
Além disso, a Jucema tem estimulado o crescimento de empresas ativas, saindo de 182 mil empresas ativas em 2015 para 387 mil em 2022. Durante a pandemia, implantou a Taxa Zero, com a isenção de taxas para todos os tipos jurídicos durante períodos críticos da pandemia.
Atualmente, a Jucema é uma das mais modernas do país com canais de atendimento via WhatsApp, chat, e-mail, telefone e presencialmente.