Em São Mateus, novo IEMA vai proporcionar aos estudantes espaços de desenvolvimento vocacional

Para um novo ano, temos também esperança em um novo futuro. E a educação é um dos pilares na construção de novas realidades na vida das pessoas. Já podemos ver isso nas unidades do IEMA em todo o estado, que colecionam histórias de inclusão, transformação e descobertas. Com a nova unidade do Instituto em São Mateus, mais estudantes da rede pública terão acesso não somente a educação de qualidade, mas também a uma estrutura adequada para desenvolver seus talentos e habilidades.

Como parte do conjunto de investimentos que tem revolucionado a rede estadual de ensino, o Governo do Maranhão, por meio dos trabalhos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), está com obras avançadas no novo polo e tem previsão de entrega para o 1º semestre de 2022. A estrutura é composta por quadra poliesportiva, refeitório, bloco pedagógico, sendo este dividido em pavimento térreo, composto por seis laboratórios e área administrativa e também o pavimento superior, com 12 salas de aula. O instituto educacional  ainda conta com hall de entrada, biblioteca, laboratórios especiais e auditório com capacidade para 200 lugares. Tudo isso em uma área total de 5.577,33 m³.

Em cada um desses ambientes, os serviços seguem o cronograma previsto. No ginásio, a estrutura de alvenaria, construção de arquibancada e a primeira etapa de acabamento da sala de coordenação já foram realizados. No refeitório, está sendo executada a base de alvenaria para estruturação da cobertura e também a marcação onde serão feitas as instalações elétricas. Já no bloco pedagógico, as equipes da Sinfra trabalham no revestimento em cerâmica do pavimento térreo, como também no acabamento, reboco e primeira etapa de instalação elétrica nas salas do pavimento térreo. E no pavimento superior, segue a execução de reboco na parte externa da fachada, concretagem das salas e instalação do piso.

Na área da biblioteca/hall de entrada, está sendo feita a fabricação da estrutura metálica da cobertura e a estrutura de escada. E no laboratório especial, os trabalhos seguem com instalação da tubulação de gás, enquanto no auditório toda construção metálica para instalação da cobertura, como também as instalações elétricas e acabamento estão sendo realizados pelas nossas equipes. No total, são 126 pessoas efetivas trabalhando no local e também sendo beneficiadas com emprego e renda gerados pela obra.

Para Clayton Noleto, secretário da Sinfra, essa rede educacional tem chegado em lugares importantes e leva capacitação diferenciada para a nossa juventude. “Temos muita satisfação ao ver esse projeto tomando forma em todo o Estado, e agora com mais uma unidade sendo construída na cidade de São Mateus. Essa será mais uma estrutura entregue à população, com toda a qualidade necessária para que os alunos desenvolvam seus potenciais e construam histórias de sucesso”, afirmou.

Em andamento

Além de São Mateus, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) segue com mais um polo em construção na cidade de Coelho Neto. No local, as obras seguem avançando, com boa parte da estrutura já realizada e com previsão de entrega também para o primeiro semestre deste ano.