.

Em São Luís, Residencial do Monte Castelo é reformado

O Residencial PAC Monte Castelo, no bairro do Monte Castelo, em São Luís, está recebendo melhorias que envolvem revitalização da área de vivência, quadra e pintura externa e interna dos prédios. A obra é realizada pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). 

Assim como os empreendimentos da Camboa e Fé em Deus, o Residencial Monte Castelo integra a área de atuação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Rio Anil. O local beneficiou milhares de famílias que antes viviam em palafitas e, agora, possuem uma moradia digna. 

Além de garantir um melhor visual para os prédios, a obra de reforma do local gera emprego e renda, pois a mão de obra utilizada é a dos moradores. “Estamos felizes e apoiamos a realização dessa obra. Estou tendo a oportunidade de trabalhar na empresa que realiza os trabalhos e ganhar uma renda extra. É uma ação maravilhosa que vai transformar nosso cantinho”, disse Aparecida Soares, moradora do Residencial PAC Monte Castelo.

Já o morador Raimundo José pontuou que a reforma vai garantir uma área de lazer renovada e incentivar o convívio social comunitário. “Nós, moradores, jamais teríamos condições de realizar algum benefício no prédio, na quadra e na área de lazer, que atualmente necessitava de uma reforma. Mas o governador garantiu. Por isso, queremos agradecer a todos os envolvidos”.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou a importância da iniciativa do governo. “As obras seguem avançando, beneficiando centenas de famílias que moravam em palafitas e agora residem em um espaço saudável, com segurança e infraestrutura. Estamos realizando essas obras, priorizando a mão de obra da comunidade, gerando trabalho e renda. Dessa forma, o governador Flávio Dino garante mais qualidade de vida para a população”, ressaltou.

O Residencial Monte Castelo possui 14 blocos com 16 apartamentos. Os trabalhos iniciaram pela reforma da área de vivência, com troca do telhado, piso e banheiros. Logo após, será priorizado a pintura dos prédios e instalações elétricas e hidráulicas das áreas comuns, reforma da creche e salão de eventos.

Mais obras

Além da intervenção no empreendimento no Monte Castelo, a Secid está executando obras nos residenciais Camboa e Fé em Deus, na área da Avenida Jackson Lago, antiga IV Centenário. As duas intervenções estão previstas para serem finalizadas no mês de dezembro. Já foram realizadas a recuperação dos pisos e revestimentos, pintura interna e melhoria do sistema elétrico dos halls, revisão em coberturas e área de lazer. A pintura nas fachadas externas dos imóveis segue em andamento, promovendo melhoria no visual urbanístico do local.

Outra reforma importante é a do no Conjunto Ipem Bequimão, que começou neste mês de outubro. Os serviços estão sendo realizados de forma simultânea com a execução em 12 prédios. A ação contempla os 58 blocos do residencial. Os serviços são nas áreas comuns internas e externas, pintura das fachadas dos prédios e reforma da quadra poliesportiva e entorno.