Em São Luís, mais um imóvel será reformado pelo Programa Adote um Casarão

Na tarde de quinta-feira (10), foi assinado mais um termo de adesão ao Programa Adote um Casarão. Desta vez, foi com a Cooperativa Central de Reforma Agrária do Estado do Maranhão (CCA), instituição que apoia as ações de produção sustentável e comercialização de alimentos das cooperativas dos assentamentos de reforma agrária no estado.

O ato de formalização foi realizado na sede da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), com a presença do secretário titular da pasta, Márcio Jerry, e equipe técnica da Cooperativa.

O secretário Márcio Jerry destacou que a iniciativa é uma estratégia dentro do Programa Nosso Centro, que visa transformar a região central da cidade, promovendo o desenvolvimento e a revitalização, com implementação de ações e projetos com foco em diversas áreas e setores. “Com a concessão desses imóveis na região Central, o Governo visa reduzir os vazios urbanos de forma sustentável, explorar as potencialidades locais, estimular a maior circulação de pessoas na localidade, bem como gerar empregos e renda aos maranhenses”, afirma o gestor.

O representante da Cooperativa, Elias Araújo, defende que o programa Adote um Casarão é uma iniciativa de grande impacto social e econômico do Governo do Estado, que estimula e promove o fomento e o desenvolvimento de negócios nas mais diversas áreas no Centro Histórico de São Luís. “Para nós da CCA, essa iniciativa é mais um passo para a concretização do nosso projeto, e também é uma forma do poder público contribuir para a consolidação da rede de comercialização de produtos da reforma agrária no Maranhão e ampliação de suas ações de vendas e eventos da alimentação saudável, agroecologia e cultura camponesa”, ressalta.

A Cooperativa será instalada no prédio localizado na Rua de Santaninha, 418, Centro Histórico de São Luís. No local também funciona um café e o armazém do campo – um espaço que consolida a marca dos sabores e conquistas da luta do MST e da alimentação saudável, com produtos orgânicos e preço justo.

CCAA

A Cooperativa Central de Reforma Agrária do Estado do Maranhão (CCA/MA) trabalha com iniciativas de apoio a produção sustentável de alimentos em assentamentos de reforma agraria no Estado do Maranhão. Também desenvolve processos de capacitação em gestão coletiva e cooperativismo, envolvendo o grupo familiar no processo de tomada de decisão e planejamento das ações nas cooperativas de base nos assentamentos, com destaque para o envolvimento dos jovens e mulheres. Nessa iniciativa a CCA/MA vem implementando um espaço de expressão cultural camponesa e geração de renda para as mulheres e jovens oriundos dos assentamentos, por meio de um espaço de comercialização dos produtos agroecológicos produzidos nas comunidades camponesas.

Adote um Casarão

A ação faz parte de uma estratégia do Governo que, por meio do edital Adote um Casarão, possibilitou a cessão de prédios da administração pública estadual. O Serviço Social da Indústria (Sesi) foi um dos nove empreendimentos contemplados na primeira etapa do projeto. Os casarões, que continuarão pertencendo ao Poder Público Estadual, foram cedidos por 10 anos para que as empresas desenvolvam negócios nas mais diversas áreas, incluindo atividades culturais de ONGs, Instituições de Ensino, Hubs de Inovação e Tecnologia, espaços de gastronomia, etc.