Em São Luís (MA), ministros do Turismo do Brasil e da Jamaica assinam cooperação para desenvolver a sustentabilidade no setor
Brasil e Jamaica serão parceiros para a promoção de um turismo mais sustentável e resiliente, preparado para emergências climáticas e empresariais, entre outras. Esse é o objetivo de um acordo de cooperação assinado, nesta segunda-feira (19.08), em São Luís (MA), pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e pelo ministro de Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, representante do Centro Global de Resiliência e Gerenciamento de Crises no Turismo (GTRCMC). O evento contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão.
O objetivo da cooperação, que tem a validade de quatro anos, é desenvolver estudos que possam, de alguma forma, minimizar os impactos provocados por crises climáticas, empresariais, de segurança e até pandêmicas na atividade turística dos dois países.
O ministro Celso Sabino apontou benefícios da colaboração. “Nós estamos testemunhando as mudanças climáticas que vêm acontecendo no planeta, que aconteceram, por exemplo, no Rio Grande do Sul. O turismo resiliente visa implantar medidas preventivas para diminuir os efeitos de eventos climáticos que possam comprometer a indústria do turismo e também precaver o socorro em caso de eventos como o que aconteceu no estado gaúcho”, explicou Sabino, destacando a importância da participação do Maranhão em eventos de promoção do Brasil no exterior.
O plano de ação entre Brasil e Jamaica prevê gerenciamento, treinamento, comunicação e capacitação de equipes com relação às questões climáticas; econômicas; de transformação digital, com o estímulo ao uso adequado da inteligência artificial; de segurança, tanto de dados quanto de aplicativos, e de detecção de riscos relacionados a pandemias e endemias.
O ministro jamaicano Edmund Bartlett comemorou a parceria. “Construir a resiliência se tornou a base que a sustentabilidade pode atingir. Então, o meu colega ministro Sabino e eu vamos construir, juntos, uma instituição intelectual para desenvolver a resiliência e tornar as pessoas capazes de reconhecer dificuldades e superá-las rapidamente, com as melhores informações, boas ideias e inovação”, comentou Bartlett, enfatizando também a atuação e o protagonismo do ministro brasileiro a nível internacional. “Desde o início, Celso Sabino tem atuado de forma diferenciada e com liderança nos fóruns internacionais”, pontuou Bartlett.
O governador Carlos Brandão aproveitou a oportunidade para anunciar a oferta de cursos de qualificação em língua inglesa a trabalhadores do setor turístico, a fim de capacitá-los para o atendimento de visitantes estrangeiros. “A gente recebe muitos turistas, muitos deles falam inglês, e a gente precisa qualificar, através do idioma, o segmento”, justificou Brandão.
Além de reunir atrativos naturais reconhecidos mundialmente, Jamaica e São Luís também compartilham raízes musicais semelhantes: ambas são consideradas capitais do reggae – a Jamaica, a capital mundial, e São Luís, a capital do reggae no Brasil.
SOBREVOO – Acompanhados do governador, as autoridades sobrevoaram atrativos turísticos do estado, como os Lençóis Maranhenses, o mais novo Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco em julho.
MTUR ITINERANTE – Nesta terça-feira (20.08), os ministros reunirão o trade turístico do estado no MTur Itinerante, estratégia de descentralização da Pasta para levar aos municípios as ações e programas do Ministério para apoiar o desenvolvimento do setor.
Na ocasião, o ministro da Jamaica apresentará uma palestra para expor de que forma o país atua na prevenção de possíveis crises que impactem no turismo.