Em São Domingos do Maranhão, urbanização da Lagoa do Zé Feio vai alavancar o turismo

Um dos mais belos cartões postais da cidade de São Domingos do Maranhão, a área da lagoa do Zé Feio, será revitalizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada no dia 17 deste mês. 

Com a urbanização da lagoa do Zé Feio, o Governo do Estado reforça a parceria com o município de São Domingos do Maranhão, distante 392 km de São Luís, e integra a cidade no roteiro dos pontos turísticos do estado, alavancando, assim, a economia e incentivando a abertura de novos empreendimentos na região. 

A iniciativa tem o objetivo, também, de garantir um local adequado para a interação social, oferecendo conforto, segurança, promovendo bem-estar e qualidade de vida para os moradores da cidade. 

A obra prevê a recuperação da passarela do entorno da lagoa, que possui 2.800 metros de extensão, e inclui nova iluminação, implantação de academia ao ar livre, bancos para descanso, construção de um píer, reforma da contenção ao longo da orla, deck de madeira e nova pavimentação asfáltica. A obra está orçada em R$ 2.112.220,02 e o prazo para conclusão é de 10 meses.

“O projeto é uma das ações do governador Flávio Dino que visa estimular e transformar os equipamentos públicos em espaços democráticos e de interação social. Esta é uma obra que vai beneficiar a população com lazer e incentivo à economia, com a criação de negócios no entorno da lagoa”, informou o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry.

Para o prefeito Kleber Tratorzão, a requalificação do ambiente vai trazer inúmeros benefícios para a cidade. “É uma ação muito aguardada pela população, vai incentivar o turismo, valorizar um dos pontos mais frequentados da localidade, gerar renda e trabalho”, destacou. 

A lagoa

A conhecida Lagoa do Zé Feio, local da cidade onde, nos últimos anos, houve uma elevada valorização, expandindo, assim, a área central da cidade, é hoje referência de lazer em São Domingos do Maranhão. É rodeada de bares e restaurantes. Uma das boas fontes de lazer se dá também pelas caminhadas realizadas na orla da lagoa atraindo os moradores para a prática desse hábito sadio.

A história de São Domingos do Maranhão começa com a Lagoa do Zé Feio. Moradores da região contam que, em um dia de agosto de 1898, em uma de suas caçadas, José Tibúrcio Feio encontrou a lagoa e decidiu construir uma moradia à margem. A notícia se propagou e outras pessoas chegaram para aproveitar a abundância de água e a fertilidade das terras. A Lagoa do Zé Feio foi descoberta em um domingo, segundo a história. Anos depois, a cidade foi batizada com o nome do santo homônimo.