O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Em novembro, encontro ‘Múltiplo Ancestral’ com a participação de personagens típicos do Estado do Maranhão

No mês de novembro, o encontro do Múltiplo Ancestral do CCBB Educativo – Arte e Educação é totalmente musical e contará com um material totalmente inédito, que foi produzido especialmente para o CCBB. No dia 27 de novembro, sábado, às 10h, a dupla Criolina, conta histórias de suas canções compostas com o objetivo de celebrar personagens únicos da cidade como o pregoeiro, o radioleiro, a bike som, entre outros característicos personagens que fazem parte da vida e da memória do lugar.

Os pregoeiros, são vendedores ambulantes que ficaram muito conhecidos em São Luís a partir do século XIX, e que levavam oralmente os anúncios de seus produtos para comprar ou vender, abasteciam os clientes com produtos diversos como: laranja, caranguejo, peixe, mingau de milho, jornal, doce, camarão, juçara, picolé, sorvete, etc.

As conversas são intercaladas com canções autorais da própria dupla Criolina, seguindo a proposta tropicalista, aposta em seu sangue latino e amadurece a sonoridade creole que já vinham desenvolvendo, o Caribe e a Jamaica e São Luís. Som pautado na cultura da Radiola à cultura local tudo isso embrulhado num pacote contemporâneo, com o uso de ritmos globalizados.

Dica: O acervo digital do CCBB reúne todos os conteúdos da programação online, que vem sendo ampliado todos os meses, especialmente desde o primeiro semestre de 2020. Educadores, estudantes, pesquisadores, crianças, pais e toda a família podem acessar a qualquer momento uma grande quantidade de atividades e conteúdos com a curadoria do CCBB Educativo aqui .