Policia

Em Imperatriz, Polícia Civil encerra 1º semana de combate ao feminicidio

Na manhã do último domingo(21), na cidade de Imperatriz, a Polícia Civil do Maranhão, encerrou a 1ª Semana de Combate ao Feminicídio da Região Tocantina, com uma grande corrida que tinha como objetivo conscientizar a sociedade sobre a violência contra à mulher, dando destaque para o crime de feminicídio. Segundo a organização do evento, mais de 200 pessoas, entre atletas profissionais e amadores, participaram da corrida que teve como ponto de largada, a Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz.

A ação que teve início na última segunda-feira(15), foi marcada com as realizações de palestras, panfletagens, audiências públicas e distribuições de materiais informativos nas cidades Imperatriz, Balsas, Montes Altos, Estreito e Açailândia. O trabalho de mobilização foi realizado pela primeira vez fora da capital maranhense, sinalizando assim, um esforço dos órgãos que abraçam a causa de levar campanhas similares para outras regiões do Maranhão.

Segundo a delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, a semana foi de extrema importância para a sociedade. Ela ressaltou que a Polícia atua constantemente, por meio das Delegacias Especializadas da Mulher, para conscientizar a população sobre as formas de violência, principalmente sobre a importância de realizar as denúncias.

Vale destacar que, entre os dias 01 e 19 de agosto, 44 pessoas foram presas por praticarem algum tipo de violência contra à mulher, inclusive o crime de feminicídio, nas cidades de Açailândia, Balsas e Imperatriz. As prisões fazem parte da operação denominada “Todas as Marias” comandada pela Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão.

A 1ª Semana de Combate ao Feminicídio da Região Tocantina, contou com apoio da Polícia Militar do Maranhão, da rede de acolhimento da OAB da região, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretarias da Mulher dos municípios, da Casa da Mulher Brasileira; da Casa da Mulher Maranhense e do setor privado.