O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Municípios

Em Icatu, comunidade urbana e rural participam de orientações de alimentação e de prevenção contra o câncer de colo de útero

– Com mais de 1.800 pessoas atendidas, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) encerrou nesta quinta-feira, 21, a edição de Icatu do projeto SESI Itinerante. Com um público predominantemente feminino, as mulheres se destacaram entre as que mais receberam os serviços médicos e de promoção da saúde gratuitos oferecidos na ação social da entidade do Sistema FIEMA. Focado nas participantes, as ações educativas do projeto abordaram temas como Março Lilás, mês dedicado à prevenção contra o câncer de colo uterino, além de orientações sobre alimentação saudável.

“As ações educativas fazem parte do SESI Itinerante e integra nosso projeto para a comunidade. Este mês, as mulheres tiveram esse conteúdo em palestras direcionadas a elas, durante o mutirão, com nossa equipe multidisciplinar. Também receberam material impresso orientativo sobre esses temas, além dos atendimentos médicos que fazem parte do rol de serviços ofertados”, explicou Lenildes Silva, assessora técnica do SESI-MA, que coordena o SESI Itinerante.

Além das consultas clínicas, de pediatria, oftalmologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma e odontologia, os Itinerante também leva aos municípios maranhenses vacinação, testes rápidos, oficinas de alimentação saudável, atrações culturais, dentre outras atividades, sempre em parceria com a prefeitura do município atendido.

Na ação educativa sobre o Março Lilás, em Icatu, foi reforçada a necessidade das mulheres realizarem, anualmente, o exame preventivo para a coleta de células do colo uterino, que possibilita identificar infecções ou variações nos tecidos. Também foi abordada a importância da vacinação contra o vírus HPV e o uso de preservativos durante as relações sexuais.

Já na palestra sobre alimentação saudável, o SESI frisou como uma boa alimentação, rica em fibras e produtos naturais, assim como a ingestão regular de água, pode contribuir com a diminuição de doenças crônicas como a hipertensão, diabetes, entre outras. Assim como nas oficinas, o uso integral dos alimentos foi estimulado entre as participantes.

“Eu vim participar da oficina de alimentação do SESI, uma oficina super legal, maravilhosa, onde a gente aprendeu a fazer brigadeiro e bolo da casca da banana, uma receita muito interessante. Estamos agradecidos por essa oportunidade que estamos tendo aqui em Icatu”, disse a decoradora Cleudiane Amorim.

Ao todo, 4.307 procedimentos foram realizados em Icatu durante os dias 19, 20 e 21 de março. Na semana que vem, o destino do SESI Itinerante é a cidade de Morros, também na região do Munim.