Em encontro com Sindcomerciários, Marlon Botão reforça luta por vacinas para a categoria

O vereador Marlon Botão (PSB) reforçou, na manhã desta quinta-feira (27), em reunião no Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luis (Sindcomerciários), a sua luta para conseguir a vacinação da categoria contra a Covid-19. Segundo o parlamentar, que é autor do requerimento que garantiu a vacinação dos agentes de limpeza pública, os comerciários também precisam ter prioridade na vacinação.

“Caixas de supermercado, repositores, estoquistas, atendentes, todos esses profissionais, assim como vários outros que trabalham no comércio, realizam atividades essenciais para o nosso dia-a-dia, para a nossa economia”, disse Marlon Botão.

Ele destacou também que desde o início da pandemia, mesmo tendo contato direto com muitas pessoas, os trabalhadores não pararam “Fala-se muito em salvar a economia mantendo o comércio aberto. E eu concordo que temos que manter a nossa economia girando, mas primeiro precisamos garantir que esses trabalhadores estejam protegidos, imunizados. Não podemos jamais considerar salvar a economia sacrificando vidas de trabalhadores, de pais e mães de família”.

O presidente do Sindcomerciários, Edmilson Santos, lembrou os atos em algumas cidades do Brasil em que empresários realizaram carreatas para abrir o comércio. “Nós vimos vários desses movimentos de empresários, fazendo carreatas para manter o comércio aberto, isso mostra que o nosso trabalho é muito importante para a movimentação de riquezas. Quem movimenta, quem é a mão-de-obra que gera essa riqueza, são os trabalhadores. Então, se somos essenciais, precisamos ter prioridade na vacinação. Fico muito feliz de ter agora o vereador ao nosso lado”, disse.

Segundo Marlon Botão, os comerciários de São Luís agora têm um representante dentro da Câmara Municipal para brigar pelos seus direitos. “O que disse ao presidente, e a toda a diretoria do Sindcomerciários que participou desse momento conosco, é que agora eles podem ter a certeza de que têm um representante dentro da Câmara de São Luís. Trabalho todo dia para aplacar as desigualdades sociais da nossa cidade, e estou do lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. Faremos tudo o que for possível, seja por meio de uma indicação, de um requerimento ou de um projeto de lei, para garantir os direitos dos comerciários. E a vacinação, agora, é uma prioridade”, afirmou o vereador.

‘Sozinhos não temos força’
O segundo tesoureiro do Sindcomerciários, Máximo Diniz, comemorou a adesão do vereador Marlon Botão à luta da categoria, e destacou que ele foi o primeiro parlamentar a procurar ouvir pessoalmente as demandas da classe.

“Nós temos um histórico de lutas, de combate, mas sozinhos não temos tanta força. Então, ter o vereador Marlon Botão como um aliado, como nosso representante, nos fortalece e nos motiva ainda mais. Fiquei muito feliz de ter a presença dele aqui hoje, de ver que ele realmente está atento às nossas demandas e reivindicações, e de que vai lutar conosco por melhorias para a nossa categoria, que abrange hoje aproximadamente 50 mil trabalhadores e trabalhadoras”.

Pelos direitos das mulheres
A vice-presidente do Sindcomerciários, Benedita Buais, aproveitou a oportunidade para relatar as pautas que envolvem as trabalhadoras do comércio. “Como em todos os setores, no comércio as mulheres também enfrentam muitas dificuldades. Assédio e violência no ambiente de trabalho, grávidas que precisam se afastar do trabalho para ter seus filhos e que por isso ficam com seus empregos ameaçados, muitas são mesmo demitidas. São muitos os desafios, e nós queremos que esse lado também seja visto”, destacou a vice-presidente.

Na resposta, o vereador Marlon Botão lembrou das suas ações, dentro da Câmara Municipal, para garantir os direitos e a dignidade das mulheres ludovicenses. “Tenho uma relação muito próxima com as causas sociais, dos trabalhadores, das mulheres, porque tive desde cedo o exemplo dentro de casa. Meu pai, Marlon Botão, um ativista político e social por toda a vida, e minha mãe, Luana Carla, que é uma margarida, sempre estiveram envolvidos com todas essas lutas. Por isso, foi natural que, desde o início do nosso mandato, a luta contra as desigualdades sociais fosse a nossa prioridade”, disse Marlon Botão.

Em relação à luta das trabalhadoras, o vereador lembrou ser o autor do requerimento que pede a criação da Secretaria Municipal das Mulheres, por entender que ser preciso mais esse mecanismo de empoderamento e de fortalecimento de políticas públicas voltadas para todas as mulheres. “Conseguimos aprovar o requerimento e agora vamos lutar para que ele seja posto em prática o quanto antes. O que posso afirmar, desde já, é que vou atuar para que as trabalhadoras do comércio tenham condições dignas de trabalho, para que possam continuar cuidando de suas famílias e garantindo seu sustento, tendo seus direitos respeitados”.

Articulação com o Executivo
Ainda de acordo com Marlon Botão, todas as demandas dos comerciários – que além de vacinas também reivindicam reajustes salariais e revisão de carga horária para a ampliação de postos de trabalho – serão levadas ao prefeito Eduardo Braide (Podemos).
“Eu não posso garantir que vamos conseguir, mas garanto que vou fazer tudo o que for possível, junto ao prefeito Eduardo Braide, para conquistar mais benefícios para os comerciários de São Luís. Nos próximos dias já vamos apresentar o requerimento sobre a inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação, e seguiremos ao lado desses trabalhadores e trabalhadoras para que todos tenham condições dignas de trabalho. Ações para beneficiar o empresariado são bem-vindas e necessárias, mas não podemos jamais nos esquecer de beneficiar também os trabalhadores”, finalizou Marlon Botão.