Em dia com o Leão: planejadores financeiros recomendam aproveitar o primeiro mês para declarar IR

Quando março chega, é o leão quem bate à porta. Neste ano, o prazo para declarar o Imposto de Renda (IR), que teve início em 1º/3, segue até as 23h59 de 30 de abril. Ou seja, há tempo o bastante para cumprir com esse dever, basta ter planejamento. Organização é a palavra do dia para a Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, que recomenda contar com o apoio de um profissional com conhecimento mais profundo sobre o assunto, ainda que a título de consultoria.

Tecnicamente, o primeiro passo é ter o programa instalado no seu computador (disponível em Meu Imposto de Renda, no site da Receita Federal). Até aí, não há tanto mistério. As dúvidas começam a aparecer quando o declarante se depara com despesas como educação, patrimônio, doações a instituições sociais, seguros e planos de previdências privadas, entre outros gastos. Por isso, é importante não dar margem para o equívoco e ter suporte de um especialista, principalmente em um período de pandemia, que pode tornar processos básicos ou ajustes simples mais morosos.

Os profissionais com certificação CFP® (Certified Financial Planner) da Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros dão orientações de como organizar as finanças. São mais de 500 porta-vozes da Planejar disponíveis para entrevistas, espalhados em 21 estados do Brasil.

O planejador financeiro – Criada em Chicago (EUA), no ano 1969 por especialistas da área de economia, a profissão de Planejador Financeiro vem crescendo e auxiliando a população sobre a conscientização das próprias finanças para alcançar metas e objetivos de vida. Há 50 anos, a ideia da carreira continua expandindo a conversa sobre investimentos e mercado financeiro para além de serviços e produtos, mas, também, sobre o gerenciamento das finanças pessoais.

A Certificação CFP® – Os profissionais com certificação CFP® possuem excelência em planejamento financeiro pessoal. No total são quase 200 mil pessoas certificadas em 26 países. O Brasil é o 8º país no ranking de profissionais com a certificação CFP®, são mais de quatro mil pessoas com a certificação concedida pela Planejar.

Sobre a Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros

Há 20 anos no país, a Planejar é a única entidade brasileira afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) e autorizada a conceder a Certificação CFP®. Ciente de que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas, promove a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro, disseminando a necessidade da educação com essa finalidade para a melhoria da vida das pessoas e famílias, contribuindo para uma sociedade mais consciente.

Com mais de cinco mil associados, distribuídos pelas principais regiões do país, a Planejar visa desenvolver e fomentar padrões profissionais para a atividade de planejamento financeiro pessoal no Brasil, promovendo a Certificação CFP® como símbolo de excelência dos profissionais que exercem essa atividade.

Nesse sentido, a entidade oferece qualificação contínua aos associados e ao público geral por meio de eventos, palestras e cursos. A associação criou também o primeiro curso de planejamento financeiro a distância do Brasil, destinado a profissionais que já atuam na área, certificados ou não, e ao público geral.