Em destaque no Mapa do Turismo, MA desponta como uma das prioridades do Governo Federal
Após a vinda do ministro do Turismo, Celso Sabino, ao Maranhão, a secretária de Turismo do Estado, Socorro Araújo, declarou estar confiante nos resultados provenientes da parceria entre os governos estadual e federal. A gestora esteve na comitiva que recepcionou Sabino e sobrevoou os Lençóis Maranhenses (atrativo candidato ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco) e vem acompanhando as tratativas para captar mais investimentos para o setor.
O ministro também cumpriu o compromisso de agenda marcado com o trade turístico, em São Luís. Para o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota, que participou da reunião, “a expectativa agora é por investimentos para melhorar a infraestrutura na região dos Lençóis, guardiã de um cenário tão deslumbrante e cobiçado por turistas de todo o mundo”. Mota acredita que a visita abre caminho para novidades nesse sentido.
A proposta da gestão atual é de ampliar a visão sobre esse vasto deserto repleto de lagoas. “Várias cidades fazem parte dos Lençóis. Não só Barreirinhas e Santo Amaro. Têm Paulino Neves, Primeira Cruz e Tutóia. Existem os grandes e os pequenos Lençóis. Ou seja, o Maranhão possui belezas que precisam ser descobertas a cada dia, claro, sem abrir mão do cuidado com os polos já desenvolvidos”, destacou Socorro Araújo.
O primeiro semestre deste ano fechou com o turismo em alta, embalado, principalmente, pelas festas juninas. Dados do Observatório do Turismo, elaborado pela Setur-MA, apontaram mais de 80% de ocupação da rede hoteleira da capital e de Barreirinhas. “O ministro Celso Sabino veio em boa hora anunciar novos investimentos. O Maranhão está no Mapa do Turismo, o que motiva, ainda mais, o trade a se movimentar, gerando emprego e renda para a população maranhense”, frisou Armando Pacheco, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- MA).
O turismo é uma atividade econômica e social que traz desenvolvimento para as cidades e estado como um todo. Se, por um lado, o Fundo Geral do Turismo fornece linhas de crédito a micro, pequenas e médias empresas, por outro, a plataforma “Qualifica Mais” prepara mão de obra para lidar, inclusive, com o público formado por pessoas com deficiência. As ações foram anunciadas durante o MTur Itinerante no Maranhão.
A homenagem da Fecomércio, Câmara Empresarial do Turismo e trade ao governador Carlos Brandão – evento atrelado ao Mtur Itinerante – comprova que os investimentos em promoção, infraestrutura e qualificação estão sendo feitos pelo governo do Estado, também por meio da Setur-MA.
“Nós dialogamos com prefeitos, empresariado e profissionais envolvidos na cadeia produtiva, ofertamos cursos gratuitos e divulgamos nossa riqueza natural e histórica. Ninguém vai num lugar que não conhece. O Maranhão é rico e a gente está trabalhando para que novos roteiros turísticos sejam descobertos e vivenciados em plenitude”, concluiu Socorro Araújo.