Eleições 2020:Fique atento ao seu local de votação. Faça uma consulta antes

Faltando pouco para as Eleições 2020, os mais de 4 milhões e meio de eleitores maranhenses devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação.

Se você esqueceu o lugar para onde deve se dirigir ou precisa saber se ocorreu alguma mudança no seu local de votação, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta.

Por diversas razões, inclusive por causa da pandemia, ocorreram mudanças dos locais de votação para alguns eleitores de várias cidades e, por isso, é importante que o eleitor verifique a sua situação com antecedência, a fim de evitar contratempos e garantir a tranquilidade do processo eleitoral no próximo dia 15.

E mais: diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, fazer a checagem de toda informação e documentação necessárias antes de se dirigir às urnas é também fundamental para assegurar a segurança sanitária do pleito.

Vale dizer que, no dia da eleição, haverá sinalização e os auxiliares da Justiça Eleitoral estarão aptos a orientar os eleitores. Confira os canais onde é possível realizar a consulta:

São Luís (locais de votação, por zona, que sofreram total alteração devido reformas dos prédios)

Site

Para verificar o local de votação no site do TRE-MA, basta acessar o link “Eleitor e eleições” e depois “Título e locais de votação”. O sistema permite a consulta por nome completo, título ou ainda por zona e seção ou local de votação com visualização no mapa. É preciso informar a data de nascimento e o nome da mãe, ambos exatamente como estão no cadastro da Justiça Eleitoral.

Aplicativo E-título

Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo. Basta acessar o app e clicar em “Onde votar”. Caso tenha ocorrido alguma alteração, você visualizará uma mensagem: “Atenção! Seu local de votação mudou. Nesse pleito você votará em um local diferente.” Clicando em “Ver Novo local” será possível descobrir o local atual.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Assistente virtual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, um chatbot – assistente virtual – criado em parceria com o aplicativo de mensagens para facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as Eleições de 2020.
Para conversar com o assistente virtual, basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou através do link wa.me/556196371078.

O canal automático do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, que vão desde informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

O assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, desmistificar os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia de Covid-19.

Disque Eleitor / Ouvidoria

O TRE-MA também disponibiliza para consulta de diversas informações o número 0800 098 5000, que funciona nos dias úteis, das 8h às 18h.

No sábado (14) anterior ao dia do primeiro turno o serviço será ofertado das 8h às 18h e no domingo de eleição (15), das 6h às 17h, com toda a equipe do Disque Eleitor disponível para atendimento.