EGMA participa da 1° edição do CooperAÇÃO: Planejamento e Controle

O diretor da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Prof. Odair José Neves Santos, participou, nesta segunda-feira (23), da primeira edição do CooperAÇÃO: Planejamento e Controle. O evento foi inteiramente virtual e teve como objetivo incentivar os debates sobre a importância da formação continuada dos servidores para a gestão pública. A live foi mediada por Maria Lúcia Carvalho, servidora da Superintendência de Planejamento Estratégico da Bahia (SEPLAN-BA).

Na ocasião, o diretor ministrou a palestra “A importância da formação continuada para a Gestão Estratégica”. “A formação continuada é necessária na medida em que o servidor não tem condição de se formar com os recursos que possui. É importante observarmos também, que a formação feita de forma organizada visa atender demandas específicas da administração e, principalmente, as demandas estratégicas. Além disso, a política de formação dos servidores precisa ser executada de forma que consiga entregar políticas públicas de qualidade à nossa população, isto é, para atender a necessidade da população. É imprescindível que a administração faça de forma organizada a formação de servidores”, destacou o diretor.

Para ilustrar essa importância, o diretor apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na EGMA, que consiste em oferecer formações de nível básico à pós-graduação aos servidores estaduais e municipais. Mostrou também os novos produtos e processos elaborados para aprimorar os conhecimentos dos servidores do Maranhão, como o LabiGov, Núcleos de Pesquisa e Programa de Mestrado, a EGMA Virtual e os programas de Certificação e Especialização em Gestão Pública.

Foi reiterado que as escolas de Governo realizam formações específicas e estratégicas. Segundo o diretor Odair, a formação dos servidores públicos não pode ser somente com o intuito de atender necessidades específicas e pontuais de um determinado setor da administração. “É um trabalho conjunto. É preciso ficar de olho no que o governante quer, no que a população quer, no que o estado quer com a formação, assim como o que o estado quer de política pública sendo entregue”, pontuou.

Sobre o evento

O CooperAção: Planejamento e Controle é resultante da parceria Superintendência de Planejamento Estratégico da Bahia (SEPLAN-BA), por meio da Universidade Corporativa do Servidor (UCS), com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). Tem como foco principal a formação e especialização de equipes técnicas. A primeira edição foi realizada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho. O evento foi transmitido no YouTube pelo canal institucional do Tribunal de Contas da Bahia.