O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Educação: perspectiva de aprendizagem na Socioeducação é tema de palestra da ESMA

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), realizou a palestra com o tema: Educação perspectiva de aprendizagem na Socioeducação, que contou com a participação de Vanusa de Melo, pesquisadora e mestra em Educação; e Jocenilson Costa, pedagogo e supervisor de modalidades e diversidades educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado na modalidade virtual, pela plataforma do YouTube, e contou com a participação de técnicos e professores do sistema socioeducativo que atuam no meio aberto e fechado. 

A pedagoga Doralice Mendonça, mediadora da palestra, comenta que o grande ponto foi perceber a educação como fator importante na socioeducação, que precisa ser significativa, fazer sentido para o adolescente, que visa transformação. “A educação precisa traçar novos projetos de vida, de forma integral com respeito às diversidades, tanto dentro como fora das unidades, com metodologias ativas e formação ao professor/facilitador direcionada para que o adolescente se sinta protagonista”, destaca.

Já a pesquisadora Vanusa de Melo, que atua em projetos sociais no estado do Rio de Janeiro, destaca sua participação na palestra como um momento significativo para conhecer os envolvidos na Socioeducação do Maranhão. Ela ressalta ainda que sua visão ficou mais ampla e crítica. 

“A palavra significativa foi muito empregada para se pensar em uma educação de qualidade e mostra para a gente os sentidos múltiplos da educação, dentro e fora da escola, sendo o jovem o protagonista. A partir da conversa, saio com olhos mais abertos para pensar a socioeducação no Brasil a partir do exemplo do Maranhão e espero ter contribuído um pouco”, pontua.

O palestrante Jocenilson Costa destaca que o debate foi um momento valioso e ressalta a necessidade de dar mais suporte aos envolvidos na ação com olhar mais específico no atendimento, considerando suas particularidades. “É importante compreender que a eficiência das políticas sociais só acontecerá de fato se houver um alinhamento entre as ações de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e que isto seja proporcionado a estes jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e que eles possam ser de fato os protagonistas de suas próprias histórias, para isto é importe estruturar um currículo do ponto de vista educacional que reflita a existência desses sujeitos, dentro da realidade que vivem e considerar que possuem direitos”, comenta.

A servidora Girlene Vieira comenta que é importante compreender que quando as metodologias educacionais são aprimoradas, refletem resultados significativos para os socioeducandos. “Todos nós que estamos inseridos na socioeducação, devemos estar atentos às nossas práticas pedagógicas e perceber as demandas que os adolescentes apresentam, considerando suas vivências, habilidades e competências e construir a partir do ensino à distância metodologias de educação mais significativas para os adolescentes”, afirma.