Educação de crianças sob abordagem de Emmir Pikler é tema de formação na rede estadual

Cerca de 50 profissionais dos Centros Integrais de Educação Infantil – Creches da Liberdade e do Centro participaram, nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10), da “Formação sobre princípios da Abordagem Emmi Pikler e a importância da observação para o registro do educador”, com intuito de discutir os cuidados e a educação das crianças de 0 a 3 anos. O encontro aconteceu na Creche da Liberdade e teve a participação da pedagoga, estudiosa da primeira infância e membra da Rede Pikler Brasil, Letícia Campos. 

Emmi Pikler era uma pediatra austro-húngara que criou um novo paradigma sobre os cuidados com a primeira infância. Um dos princípios básicos de sua abordagem sobre educação infantil era pautado no cuidado amoroso, para criar uma relação de confiança e interação com o bebê, possibilitando benefícios ao desenvolvimento da criança. Pikler faleceu em 1984.

No primeiro dia da formação, os profissionais das duas creches da rede estadual discutiram os princípios da abordagem de Emmi Pikler e articularam esses princípios com a prática e análises de algumas vivências. Na ocasião, houve análise de vídeos das experiências na Hungria, França, e também de experiências que já acontecem no Brasil. Já neste segundo dia, os professores discutiram a fase de observação, que é um elemento fundamental, um pilar da abordagem Pikler.

“É um momento muito proveitoso porque estamos aprendendo um pouco mais sobre a abordagem Emmi Pikler, para que assim possamos aplicar na sala de referência com as nossas crianças, e, verdadeiramente, compreender a importância da infância e como acontece o processo de aprendizagem das crianças”, exprimiu a professora da Creche da Liberdade, Ruth Pinheiro.

A gestora da Creche da Liberdade, Marcia Porto, ressaltou que a formação agrega conhecimento e contribui para a oferta de serviços de qualidade para as crianças. “Hoje, estamos com a Letícia Campos, uma grande estudiosa da Rede Pikler, que veio agregar conhecimento, para que possamos, a cada dia, ofertar um serviço de qualidade e cuidar melhor das crianças que atendemos nos Centros Integrais de Educação Infantil”, disse.

“Os estudos da doutora Emmi Pikler vem ganhando ressonância e espaço no Brasil, que é uma referência na educação nessa faixa etária. Estamos aqui em São Luís discutindo os princípios dessa abordagem, a importância da motricidade, da relação afetiva dos tempos e respeito ao ritmo de cada criança, e tem sido um momento de troca, de muito enriquecimento para a equipe”, destacou Letícia Campos.

A gestora da Creche do Centro, Danielle Veras, destacou a importância da formação para auxiliar no planejamento das atividades que serão desenvolvidas este ano. 

“Para nós, esses dois dias têm sido de muita riqueza. A troca de experiência entre as equipes fortalece o planejamento para as ações que pretendemos desenvolver neste ano que se inicia. É um momento de socializar, compartilhar e aprender muito mais sobre a abordagem que nós adotamos e desenvolvemos nas nossas práticas dentro dos centros”, discorreu Veras.