Eduardo Braide recebe comitiva da cidade de Bafoussam, região de Camarões
O prefeito Eduardo Braide, recebeu nesta terça-feira (8), em seu gabinete, no Palácio La Ravardière, a comitiva oficial da cidade de Bafoussam, situada na região oeste de Camarões (África). O encontro marcou o início de uma importante agenda voltada ao fortalecimento de mais uma parceria internacional, com a presença do prefeito da cidade camaronesa, Roger Tafam, e autoridades municipais das duas cidades.
A visita oficial foi intermediada pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que atualmente recebe 10 estudantes da cidade de Bafoussam no Campus Caxias (MA) em um programa de intercâmbio educacional. A presença da delegação camaronesa em São Luís reforça o compromisso entre as duas cidades de promover trocas nas áreas de educação, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável, entre outras.
Durante o encontro, o prefeito Eduardo Braide assinou um memorando de entendimento entre São Luís e Bafoussam, que firma o compromisso de estreitar os laços entre os dois municípios, promovendo cooperação técnica e o intercâmbio de experiências. Em seu discurso, Braide destacou a importância das trocas culturais como ferramentas de desenvolvimento mútuo.
“É uma honra receber a delegação camaronesa e fortalecer essa relação entre nossas cidades. São Luís já possui acordos de cooperação técnica com países como China e França, e agora damos mais um passo importante, estabelecendo essa conexão com Bafoussam. Essa aproximação é fundamental para trocarmos conhecimentos em cultura, tecnologia e outras áreas que são prioridades de desenvolvimento no nosso município. Acredito que nossas cidades têm muito a colaborar, especialmente no campo cultural, já que compartilhamos diversas afinidades”, declarou o prefeito.
A cidade de Bafoussam é a terceira maior de Camarões, com mais de 1 milhão de habitantes. Sua economia é fortemente baseada na agricultura e pecuária, e possui um clima característico ao do Maranhão, fator que motivou o envio dos estudantes camaroneses ao IFMA.
Intercâmbio
O prefeito de Bafoussam, Roger Tafam, se pronunciou durante a cerimônia, ressaltando a relevância do intercâmbio e a autonomia que os governos locais de Camarões possuem para estabelecer parcerias internacionais.
“Esta parceria representa um movimento muito importante no século XXI, onde os povos dialogam diretamente. Em Camarões, temos um processo de descentralização do poder que nos permite escolher nossos parceiros internacionais. Acreditamos que o melhor desenvolvimento é aquele que parte da população local. E além da educação, que nos trouxe até aqui com nossos estudantes no IFMA, vemos grande potencial para colaboração em cultura, música e outros setores”, afirmou Roger.
O prefeito da cidade camaronesa também anunciou a intenção de criar um Centro Cultural Brasileiro em sua cidade. “Estamos trabalhando para criar um Centro Cultural Brasileiro em Bafoussam. Há uma ligação histórica que merece ser celebrada — nosso nome ‘Camarões’ vem dos portugueses, que também têm ligação direta com a herança brasileira e queremos fortalecer esses laços”, concluiu.
Para o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos Teixeira, o momento representa uma fase importante para as relações entre os dois países. “Braide está abrindo as portas da Prefeitura para a gente reforçar essa parceria que vai tornar São Luís cidade gêmea com Bafoussam, para intercâmbios culturais, econômicos, ambientais e educacional e científico e estamos muito felizes”, afirmou o reitor.
Ao final do encontro, as autoridades celebraram a nova parceria com uma troca de presentes e honrarias. Cada item ofertado carregava um significado especial, com as autoridades explicando a história e o significado cultural por trás de cada objeto.
Também participaram da reunião a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogéa; a secretária municipal da Semispe, Verônica P. Pires; o pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral; o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares; Claudio Azevedo, representando a Fiema; e representantes da comitiva de Bafoussam, como o Ministro Conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Dr. Paulin Martial Tchenzette; o diretor de Assuntos Financeiros da Prefeitura de Bafoussam, Serge Fotso; os conselheiros municipais Elie Mba, Kongne Noelle e Kamghang Rostang.