Edson Gaguinho propõe programa de atenção à saúde do homem na cidade de São Luís
Entrou em tramitação na Câmara de São Luís o Projeto de Lei nº 106/25, de Édson Gaguinho (PP), que busca instituir a Campanha Municipal de Atenção à Saúde dos Homens.
A Campanha é destinada a alertar e orientar sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Como estratégia, o poder público deve oferecer palestras sobre a saúde masculina; aferição da pressão arterial e orientações nutricionais; encaminhamentos para consultas e exames.
O texto estabelece ainda a relação de exames que devem ser oferecidos tais como: análises clínicas, imagem, PSA (Antígeno Prostático Específico), glicemia para monitoramento do diabetes, e colesterol e triglicerídeos.
A medida utiliza como instrumento de viabilização das ações as equipes do municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Além de prevê a celebração de convênios com instituições privadas.
Gaguinho lembra que o cuidado com a saúde masculina é permeado de tabus sociais. Ele cita um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, que revela que 70% do público masculino procura um consultório médico por influência da família.
“A saúde masculina, mesmo nos dias de hoje, ainda é repleta de tabus. Os homens costumam dar menos atenção à saúde e, consequentemente, buscam com menos frequência os serviços médicos”, declarou.