Edson Gaguinho manifesta apoio a enfermeiros e articula participação em ato público em BSB

O vereador Edson Gaguinho (DEM) participou na manhã desta quarta-feira (28) de uma reunião com a Comissão do Fórum da Enfermagem Maranhense. O encontro foi para garantir apoio dos parlamentares para que os enfermeiros maranhenses participem do Ato Público Nacional pela Valorização da Enfermagem que acontece em Brasília, no Distrito Federal, no próximo dia 5 de agosto de 2021.

Gaguinho que é membro da Comissão da Saúde da Câmara, agradeceu o apoio dos vereadores que apoiaram a causa, destacando a importância da valorização da enfermagem.

“Agradeço o apoio dos vereadores da nossa cidade à essa classe tão importante que é a classe dos enfermeiros. Garantimos aqui que os enfermeiros participem desse ato em Brasília porque entendemos que a mobilização da entidade é fundamental para que a PL 2564/20 seja aprovada, instituindo piso salarial e jornada de 30 horas para a toda a enfermagem brasileira. A enfermagem está dando um grande exemplo nessa pandemia e devemos valorizá-los. Continuo à disposição de todas as entidades de classe da nossa cidade”, pontuou o parlamentar.

A enfermeira Lucimeire Santos Pinto, que é membro do Fórum da Enfermagem Maranhense, destacou que a reunião contribuiu para dar visibilidade às questões da classe. 

“Estamos insistindo em Brasília junto aos parlamentares para que nossas reivindicações possam ser ouvidas. Quero agradecer o apoio do vereador Edson Gaguinho e de todos os vereadores de São Luís. O apoio dos vereadores daqui é muito importante para que possamos ir para Brasília lutar pelas nossas reivindicações. A gente fica feliz em saber que estamos bem representadas em nossa cidade,” disse a enfermeira.

Além do vereador Edson Gaguinho, participaram do encontro os seguintes vereadores: Umbelino Júnior, Antônio Garcez, Ribeiro Neto, Beto Castro e Daniel Oliveira.

Ato

No dia 5 de agosto ocorrerá o ato presencial “Valorizar a Enfermagem é valorizar o SUS”, na Praça das Bandeiras, em Brasília (DF). O evento é organizado pelo ‘Fórum Nacional de Enfermagem 30 Horas Já’,  que tem o objetivo de cobrar aos parlamentares do Senado Federal a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020. 

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES), o projeto institui um piso nacional de R$ 7.315,00 para enfermeiros, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares, além da jornada de 30 horas para a Enfermagem brasileira.