Economia

É possível ficar rico do zero? Saiba como funciona o mercado

Ficar rico investindo no mercado de trabalho, você certamente já viu alguém afirmar que isso é possível, e que tudo o que você precisa é arrastar algum link para cima ou coisa do tipo. Se você tem um bom senso crítico, você sabe que as coisas não devem ser assim tão simples.

Mas infelizmente nem todo mundo tem um senso crítico tão bem estruturado, e muita gente acaba caindo de cabeça dentro do mundo do mercado financeiro sem conhecimento, sem estudo e sem pesquisa, e o que acontece? Sempre o pior cenário possível, que envolve no final a pessoa acaba se dando mal e culpando o mercado, e não a falta de preparo com que ela acabou se aventurando nele.

No entanto, isso também não significa que é impossível ficar rico investindo em ações do mercado, deixando claro como os dois lados do extremismo, aqueles que afirmam que dá e é fácil e aqueles que dizem impossível estão errados ao mesmo tempo.

Ficar rico é possível, porém não é fácil e nem vai acontecer da noite para o dia, e certamente não é algo que vai acontecer se você não trabalhar duro e estudar muito como o seu investimento funciona.

Afinal, se as pessoas conseguem perder dinheiro mesmo tendo ganho ele na mega sena sem esforço, é óbvio que existem pessoas que conseguem perder muito dinheiro investindo.

Então hoje vamos ajudar você a começar a sua carreira no mundo do mercado financeiro e falar mais sobre as possibilidades, e como ficar rico caso você faça tudo da maneira certa e tenha um pouco de paciência.

Entenda o mercado financeiro

A primeira coisa que precisamos deixar claro é que o mercado financeiro não é uma loteria, ele não depende de sorte e nem muito menos de apostas cegas. Tudo o que é feito lá é baseado em dados, e as previsões tem base no que tem acontecido no mundo para determinar o que pode acontecer com determinada ação.

Então logo de cara já avisamos que as pessoas que não estão dispostas a mergulhar fundo nesse mundo para poder estar por dentro de tudo, está no lugar errado.

Isso porque existem diversas coisas que devem ser levadas em consideração, como por exemplo o estilo de investimento que você vai fazer. O mercado financeiro comporta diversos tipos de negócios que podem gerar lucros, seja através da compra de ações de empresas comuns, até ações no tesouro direto e ações imobiliárias.

Cada tipo de ação tem o seu risco e a sua chance de lucro. Claro, isso muda não só de uma ação para outra, mas também do tipo de ação.

As mais arriscadas podem te trazer um lucro maior, porém também podem acabar dando prejuízo, enquanto que existem as que são de baixo risco, mas não pagam tão bem,

Existem também investimentos que podem ser feitos para que o dinheiro seja resgatado daqui a muito tempo. Esse tipo de investimento costuma pagar bem, mas pode tirar seu dinheiro de você por anos, sem chance de resgate antecipado.

O fato é que existem muitas maneiras de se investir, e a ideia de fazer isso sem um longo processo de pesquisa e de entendimento desse mundo, é algo que tem tudo para dar errado.

Afinal, é possível ficar rico?

Isso é muito relativo, mas definitivamente não é impossível. Existem muitas pessoas que fizeram a sua vida financeira através de investimentos no mercado, usando de muita pesquisa para saber qual era o lugar certo para colocar seu dinheiro. 

Existem pessoas que inclusive apenas trabalham no mercado de ações, fazendo com que isso seja a profissão. Não é um segmento fácil, mas é bem possível, sobretudo com pessoas que trabalham com o chamado day trade, ou seja, de compra e venda de ações em tempo real.

Mas também existem aqueles que preferem usar os investimentos como uma forma de ganhar dinheiro a longo prazo ao invés de algo mais imediatista.

Esse método também pode realmente encher o bolso de alguém, mas como dissemos, é algo a longo tempo, então a pessoa muitas vezes usa isso até como plano de aposentadoria, ou de uma futura independência financeira.

Mas mais do que ficar rico, as pessoas têm que ter em mente que o mercado pode ser traiçoeiro, e por isso é importante entender onde você está se metendo cada vez que for investir, pesquisar bem sobre métodos mais confiáveis que envolvem o governo como o Tesouro direto, e sempre pesquisar muito bem antes de usar agências particulares.

Isso porque eles podem cobrar taxas em cima dos seus investimentos, e nem oferecer bons ativos financeiros, então vale a pena sempre checar a reputação antes.

E claro, o conselho mais importante além do estudo é paciência e foco, uma vez que esse tipo de mercado tende a premiar os menos impulsivos.