Geral

É o Tchan, Belo, Lauana Prado e Geraldo Azevedo levam milhares de pessoas ao Circuito Litorânea no último dia do Carnaval do Maranhão 2024

Milhares de pessoas lotaram a Avenida Litorânea, em São Luís, no último dia de folia do Carnaval do Maranhão 2024. Após cinco dias de festa, a programação foi encerrada nesta terça-feira (13), com os shows de É o Tchan, Belo, Lauana Prado e Geraldo Azevedo.

A programação foi reorganizada para o último dia de folia, devido às chuvas e a forte ventania que atingiram a capital maranhense na noite da segunda-feira (12), causando estragos na estrutura do Circuito Beira-Mar. Consequentemente, a programação de encerramento do Carnaval foi transferida inteiramente para o Circuito Litorânea.

“Estamos atentos à situação das fortes chuvas em São Luís e vamos garantir que todo mundo possa curtir o último dia do Carnaval com segurança. Toda a nossa programação desta terça-feira será na Avenida Litorânea!”, informou o governador Carlos Brandão, em mensagem publicada nas redes sociais.

Com as mudanças, o último dia de folia na Avenida Litorânea contou com os shows de Lauana Prado – anteriormente marcado para a segunda-feira. O show da cantora sertaneja precisou ser reagendado para o último dia de festa – e do pernambucano Geraldo Azevedo, que se apresentaria no palco do Circuito Beira-Mar nesta terça-feira.

A festa no último dia do Carnaval do Maranhão 2024 também foi marcada com a musicalidade e a energia do Bloco Sou do Povão, Escangalhada, Erick Andrade e do Bloco do Reggae.

Organizado pelo Governo do Maranhão, sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Carnaval 2024 contou com o patrocínio da empresa Vale e do Mateus Supermercados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e reuniu centenas de milhares de pessoas, entre turistas e maranhenses, em todos os dias de folia. No encerramento da festa não foi diferente.

“Realizamos um Carnaval exitoso não apenas pelas atrações culturais e artísticas diversificadas e inclusivas. A segurança foi intensificada em todo o estado com a operação Carnaval Seguro, geramos renda, promovemos o Recicla Folia e tivemos Hospital de Campanha à disposição, bem como ambulâncias, para a população. Tivemos um aumento de público – incluindo os turistas que abrilhantaram ainda mais a nossa folia – em 70% e o lucro dos camarotes da Litorânea serão revertidos para a Policlínica de São José de Ribamar. Só tenho a agradecer a toda a população por abraçar este Carnaval. Ano que vem faremos ainda melhor”, celebrou o governador Carlos Brandão.

Programação prestigiada

O casal de empresários Rosélia Arruda e Cristino Arruda, de Pio XII, cidade localizada na mesorregião do centro maranhense, aproveitaram o último dia de folia na capital e elogiaram a programação do Carnaval do Maranhão 2024. “É como se estivéssemos no Carnaval de Salvador, uma delícia! Maravilhoso! Espero que no próximo ano eles repitam”, disse Rosélia. “A programação tá maravilhosa e a segurança está show de bola. Valeu!”, completou Cristino.

Uma das grandes atrações nacionais, o grupo É O Tchan, apresentou em São Luís o show comemorativo aos 30 anos de carreira, animando o público com sucessos como “Na Boquinha da Garrafa”, “Dança da Cordinha” e “A nova Loira do Tchan”.

O grupo baiano arrastou uma multidão de foliões na litorânea, entre eles, a engenheira Pauliane Nogueira. “Estou achando maravilhoso o carnaval do Maranhão. está organizado, a gente vê segurança, investimento no mercado local, tem muito turista e tá maravilhoso curtir o carnaval na Litorânea”, afirmou a engenheira Pauliane Nogueira.

O cantor Belo subiu ao trio elétrico no Circuito Litorânea por volta das 17h. O músico encantou a multidão com o melhor do pagode romântico. No repertório, canções como “Me Espera”, “Perfume”, “Reinventar” e “Noites Traiçoeiras”.

Turista de Belém (PA), Maurício Aguiar decidiu passar o carnaval inteiro no Maranhão ao lado de amigos e aprovou a festa. “É a primeira vez que venho curtir o Carnaval no Maranhão. Eu tô amando a programação, 100%”, declarou.

Às 19h30 uma das maiores cantoras sertanejas da última década, a cantora Lauana Prado colocou o público para cantar em uníssono sucessos como “Cobaia”, ”Whisky Vagabundo” e “Primeiro Eu”. Lauana chegou a morar em São Luís no início da carreira e celebrou seu encontro com o público maranhense em pleno Carnaval.

“É lindo ver as voltas que o mundo dá. Trabalhei muito na minha carreira para viver esse momento incrível. Voltar para São Luís é memorável, é histórico”, disse Lauana Prado.

Já na faixa das 20h, o pernambucano Geraldo Azevedo encerrou a festa embalando foliões maranhenses e turistas com hits clássicos do músico, como “Táxi Lunar”, “Frevo Mulher”, “Banho de Cheiro” e “Moça Bonita”.

Camarotes

Uma das novidades do Carnaval do Maranhão 2024 foram os camarotes no Circuito Litorânea. Comercializados pela iniciativa privada, parte dos recursos arrecadados será designada para políticas públicas de saúde.

De acordo com Termo de Permissão de Uso (TPU), firmado via Maranhão Parcerias (Mapa), 25% do lucro líquido obtido com os camarotes será destinado à compra de equipamentos para a Policlínica de São José de Ribamar.

Foram montados dois camarotes oficiais no Circuito Litorânea: o Camarote Orla e o Camarote Ilha. Responsável pelo Camarote Ilha, a engenheira Juliana Pinheiro comentou o projeto. “Tenho certeza de que foi um sucesso absoluto. Todos os dias de muita alegria, sem brigas, sem confusão. O Camarote Ilha prometeu tudo e entregou tudo”, avaliou.

Geração de renda

Um dos motes do Carnaval deste ano foi o estímulo à geração de emprego e renda. Além de duas praças de alimentação para dezenas de beneficiários do programa Mais Renda nos circuitos da Avenida Beira-Mar e da Avenida Litorânea, a festa ofereceu oportunidade a trabalhadores como o vendedor ambulante Jean Carlos, que utilizou a folia para fazer uma renda extra.

“Isso foi espetacular. Algo surreal. É o Carnaval que nunca tivemos aqui em São Luís do Maranhão. Eu pensei com a minha esposa em adquirir uma renda extra e esse Carnaval foi tudo. Caiu de mão cheia pra gente”, comemora Jean Carlos.

Somente nos três primeiros dias de festa, a estimativa da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) é que cerca de 2 milhões de foliões cruzaram os dois circuitos oficiais de festa. Mas a expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) é que até esse número foi superado. Em coletiva de imprensa a ser realizada nesta quarta-feira (14) de cinzas, chefes das forças de segurança do Estado apresentaram o balanço completo da segurança no Carnaval do Maranhão 2024.

Recorde de público

Na capital, os dois principais circuitos promovidos pelo Governo do Maranhão (Avenida Litorânea e Avenida Beira Mar) receberam mais de 3 milhões de pessoas nos cinco dias de festa. Litorânea reuniu o maior público, com média diária de 500 mil pessoas. Na terça, encerramento, foram 600 mil pessoas.

Sexta-feira

– Aproximadamente 500 mil na Litorânea.

Sábado

– Beira Mar: 100 mil

– Litorânea: 300 mil

Domingo

– Beira Mar: 500

– Litorânea: 400

– Cidade Operária: 100 mil

Segunda-feira

– Litorânea: 500 mil

Terça-feira

– Litorânea: 600 mil