O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Dra. Vivianne relata vistoria no Hospital Juvêncio Mattos e defende ampliação do atendimento para palatoplastia

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (31), a deputada estadual Dra. Vivianne (PDT) relatou uma vistoria realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, unidade estadual referência em procedimentos de correção dos lábios e palatoplastia (palato do céu da boca). Na ocasião, a parlamentar destacou a importância de investimentos para a saúde bucal dos maranhenses.

Como dentista com especialização em Ortodontia, ela afirmou que viu por várias vezes o sofrimento desses pacientes. “Não é só uma questão de saúde, mas também um sofrimento social. Muitas vezes, a gente atende esses pacientes fissurados, que são discriminados socialmente devido à sua condição de saúde. Além disso, eles têm diversos outros problemas para falar e deglutir”, relatou.

A deputada destacou também o trabalho realizado pela ONG ‘Céu da Boca’, que tem parcerias com organizações não governamentais internacionais, por realizar trabalho técnico de qualidade no Hospital Juvêncio Matos, todos com formação na UPS de Bauru.

De acordo com Dra. Vivianne, os pacientes com sequelas de fissuras labiopalatinas têm que passar por, no mínimo, sete cirurgias com cirurgião buco-maxilar, cirurgião plástico e acompanhamento com fonoaudiólogos. “É um tratamento de alta complexidade. Eu tenho certeza de que todos os deputados aqui vão ser muito sensíveis a essa causa”, enfatizou.

Sorriso Balsas 

Dentro da mesma temática de saúde bucal, a parlamentar informou que a Prefeitura de Balsas lançou no município, há cerca de quinze dias, o programa ‘Sorriso Balsas’, permitindo que os pacientes desdentados ou parcialmente desdentados tenham acesso à prótese dentária.

“A gente sabe que muitas vezes um jovem com sequelas fica atrás numa entrevista de emprego, por exemplo, porque ele não teve condições de fazer um tratamento e ter um sorriso digno. E o sorriso é a linguagem universal de todos os povos. Então, para que essas pessoas que realmente não têm acesso ao atendimento odontológico, programas como esse são extremamente importantes”, finalizou.