Dr. Leonardo Sá demonstra competência e experiência médica no combate à COVID-19
Em entrevista ao programa “Café com Notícias”, na Rádio Pinheiro 103,3 FM, no município de Pinheiro, nesta sexta-feira (1), o deputado estadual Dr. Leonardo Sá (PL) demonstrou competência e compartilhou sua experiência médica no combate ao Coronavírus (COVID-19).
Durante uma hora de entrevista, o médico falou sobre o impacto da pandemia na saúde, infraestrutura, situação econômica e atual gestão municipal pinheirense.
“Estou alertando desde que surgiram os primeiros casos na China que também chegaria aqui no município. Não estamos diante de uma “gripizinha” e sim de uma pandemia de casos graves com pneumonia severa. O Coronavírus não é brincadeira e o atual gestor não preparou a cidade para o enfrentamento à COVID-19, infelizmente. E Pinheiro está um caos e os casos de óbito aumentando rápidamente, como podemos ver”, alertou o deputado.
Segundo ele, o município não aderiu a um planejamento emergencial de prevenção à COVID-19, como fizeram outras cidades, e não determinou medidas necessárias condizentes com a atual situação de Pinheiro.
“Fica claro que o prefeito não adotou medidas emergenciais seguindo um planejamento. Tudo tem sido feito na base do susto. E não pela atual realidade da cidade. Fechou o comércio quando não tinha que fechar, abriu quando tinha que abrir, guiado por pressão empresarial, não liberou auxílio emergencial, nem merenda escolar para as familias carentes, nem o pescado na Semana Santa e muito menos reformulou o quadro de profissionais, onde não tem anestesista para nenhum procedimento cirúrgico e a estrutura da rede municipal de saúde”, denunciou o parlamentar.
Denúncias
O município de Pinheiro, conforme o parlamentar, recebeu mais de R$2 milhões em recursos federais para o combate ao Coronavírus. Mas a população não tem visto a aplicação do dinheiro no que de fato precisa ser feito, de forma urgente. As denúncias, conforme ele, aumentaram em virtude da falta de condições financeiras, estruturais e prestação de serviço, principalmente, às comunidades carentes da zona rural da cidade, onde já foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual.
O deputado enfatizou os cuidados que os profissionais da área da saúde e de serviços essenciais precisam ter neste momento e falou, principalmente, sobre fé e esperança. “Eu tenho um compromisso com a vida e com a saúde da nossa população e o que puder ser feito para que o maior número de pinheirenses e baixadeiros sejam salvos, eu farei. Que nossos profissionais de linha de frente sigam todas as orientações técnicas, tenham perseverança e fé, pois isto vai passar”.
Ele ainda se solidarizou com os pacientes infectados e as famílias enlutadas. “Solidarizo-me com as vítimas acometidas pelo vírus e com as famílias que perderam seus entes queridos, sem poder sequer participar do velório e enterro para seu último adeus. Meus sinceros pêsames”.
Anunciou que irá se reunir com o governador Flávio Dino (PCdoB) e com o secretário estadual de saúde, Carlos Lula, para destinar parte do recurso federal extra do programa “Mais Cirurgias”, atualmente suspenso, que ele e o Partido Liberal (PL) conseguiram no começo do ano, por meio do Ministério da Saúde (R$25 milhões), para zerar as filas de cirurgias eletivas em todo o estado, para o enfrentamento à COVID-19.
“Vou me reunir com o governador Flávio Dino e o secretário Carlos Lula para destinarmos parte deste recurso, que já está na conta da Secretaria Estadual de Saúde, para a ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional Dr. Jackson Lago e para novos leitos no Hospital de Campanha, que atenderá toda a Baixada Maranhense”, finalizou.