Dr. Gutemberg chama atenção para o Dia Internacional das Mulheres
Na sessão ordinária desta segunda-feira (7), o vereador Dr. Gutemberg (PSC) utilizou o pequeno expediente para comentar sobre o Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta terça-feira, dia 8.
O vereador destacou que a maioria da população do estado do Maranhão é composta por mulheres e o mesmo acontece no país. O parlamentar afirmou ainda que elas são a maioria em números de eleitores.
“Eu entendo que a situação das mulheres hoje deixa de ser uma questão filosófica e passa a ser uma questão social, econômica, uma questão de políticas públicas e, sobretudo, uma questão de consciência coletiva, principalmente para nós homens. No ano de 2020, foram registrados mais de 105 mil processos de violência doméstica contra mulheres. No Maranhão foram mais de 8 mil processos”, disse o parlamentar.
Dr. Gutemberg ressaltou que os dados mostram a gravidade da situação em que as mulheres vivem, não só no Brasil, mas no mundo. “As mulheres sofrem atitudes machistas, sexistas e misóginas. Essas atitudes são inadmissíveis para a nossa sociedade. Os cuidados com as mulheres e com todos os seres humanos deve ir além da verbalização, é preciso que o discurso seja transformado em atos”, disse.
Moção
O parlamentar informou que elaborou uma moção de aplausos pelo Dia Internacional das Mulheres. “Eu enderecei essa moção a senhora Iara Dias Carvalho, que na minha avaliação é a servidora mais antiga lotada nesta Casa Legislativa, no setor de taquigrafia. Em nome de Iara eu quero fazer essa homenagem a todas as mulheres de São Luís, do Maranhão, do Brasil e do mundo”, disse.
Ação Social
Ainda em seu discurso, Dr. Gutemberg informou que nesta terça-feira, dia 8 ocorrerá uma ação social direcionada, principalmente, para as servidoras da câmara.
“Nós teremos uma ação de saúde nesta Casa. Estarão disponíveis os seguintes serviços às servidoras da Câmara: consultas com clínico geral, ginecologista e dentista; serviços de vacinação e nutrição; distribuição de preservativos; aferição de pressão e glicemia; testes de Covid-19, hepatite e HIV; além de serviços de estética e medicação básica”, finalizou.