Dr. Emerson Gasparetto apresentou projetos de inovação e Inteligência Artificial em saúde a convite do Laboratório Gaspar

A palestra “Inovação, Tecnologia e Saúde” foi proferida a médicos maranhenses e gestores de saúde pelo radiologista Dr. Emerson Gasparetto, Vice Presidente Médico do Grupo Dasa, a maior rede de laboratórios e medicina diagnóstica do país e da América Latina e quinto maior do mundo.

O evento foi promovido localmente pelo Laboratório Gaspar, empresa do Grupo Dasa, para mostrar as tendências disruptivas no setor e quais os investimentos e projetos da Dasa para melhorar a experiência dos clientes – pacientes, operadoras de saúde e médicos; através do uso de dados, algorítimos e demais insumos digitais.    

A Dasa, conforme mostrou Gasparetto está investindo forte e já lidera o protagonismo da inovação na saúde no Brasil; com projetos pioneiros de Inteligência Artificial; Genômica (Gene One) e Processos Digitais que estão revolucionando dados e processos, de modo a melhorar processos como agendamentos, exames e resultados; além de dar aos médicos mais tempo para focar no paciente e mais recursos para a tomada de decisões.

“Nosso propósito é transformar a saúde, com a promoção de uma medicina mais preditiva e personalizada, focada no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. E para tal, a Dasa investe continuamente em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento, que são a chave para a inovação na saúde, por meio do uso de dados. Buscamos adicionar valor e inteligência de dados para o ecossistema da saúde, trazendo conosco os nossos atributos de qualidade médica, inovação e atendimento ao paciente – um cuidado inteligente para com a saúde. Entendemos que somos acima de tudo uma empresa de Conexões na área da saúde e queremos atuar de forma cada vez mais inteligente e inovadora”, explicou o Vice Presidente.

Ele apresentou como sendo os pilares de inovação da Dasa os seguintes projetos: Genética (GeneOne, laboratório de genômica lançado em 2017 em prol da Medicina Personalizada); Dasa Exp (que foca em como melhorar e otimizar a experiência do cliente, com práticas como uso de robôs para agendamentos de exames 100% digital entre outros) e DasAInova (Laboratório de Inteligência Artificial (IA) da Dasa; que faz uso da IA, Algorítimos e Dados Digitais para oferecer mais agilidade e confiabilidade aos médicos e democratizar a IA na saúde. Tem parcerias com Harvard e Amazon na estruturação da maior área de Analytics e Inteligência Artificial do setor de saúde do Brasil. Mais de R$ 120 milhões de investimentos em dois anos). Todos esses investimentos estão sendo realizados para, em breve, poder dar suporte global a todas as empresas do Grupo Dasa, a exemplo do Laboratório Gaspar em São Luís.

Vale ressaltar que a Dasa possui um forte histórico de pioneirismo e inovação na saúde; e foi a primeira empresa da América Latina a investir na digitalização da patologia, em parceria com a Philips Healthcare. E até o final de 2020, 100% da histopatologia do grupo será totalmente digitalizada.

Além do Dr. Gasparetto, o Diretor Regional da Dasa no Nordeste Gustavo Bosco e o Diretor do Laboratório Gaspar Dr. Arnaldo Dominici recepcionaram médicos e grupos de saúde em uma noite que teve a disrupção na saúde como tema central.

Os médicos maranhenses elogiaram as iniciativas e projetos de inovação da Dasa. A pediatra Luciane dos Santos reforçou que contar com exames inteligentes e outros dados de Inteligência Artificial vai otimizar a prática médica:

“Parabenizo a empresa pelos investimentos e inovações. Como médica considero que poder contar com mecanismos de inteligência como esse apresentados pela Dasa vai nos ajudar muito na prática da profissão”, disse a pediatra.

GRUPO DASA ESTÁ PRONTO PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONA VÍRUS NO PAÍS

Sobre o tema do momento, a pandemia do Corona Vírus que tem se espalhado pelo mundo e também no Brasil, o Dr. Emerson Gasparetto disse que o momento não é para pânico; mas sim para muita informação, agilidade em decisões e adoção de medidas preventivas, inclusive por parte da população que deve intensificar medidas como lavar bem as mãos, evitar ambientes fechados e aglomerações, evitar viagens e intensificar esses cuidados ainda mais com a população idosa, a mais vulnerável ao COVID19.

Perguntado sobre a disseminação do COVI19 no Brasil, ele foi assertivo ”o mais certo não é questionar se teremos uma epidemia do COVID19 no país, mas sim quando a teremos”, disse Gasparetto.

Mas o Vice Presidente Médico garantiu que a  Dasa está preparada para esse momento de enfrentamento da epidemia:

“Nós já lançamos e realizamos o primeiro exame do vírus no Brasil, testado com amostra positiva. No último dia 28 de fevereiro fizemos o primeiro teste com coleta domiciliar de Corona Vírus; e acredito que agora estamos numa fase de bloqueio da infecção. Esse modelo de coleta de exame domiciliar é fundamental para isolarmos os suspeitos e evitar que os mesmos circulem e espalhem ainda mais o vírus, disseminando a doença. Através da nossa coleta domiciliar, só nos primeiros 10 dias de março, fizemos mil testes da doença; tendo que agir muito rápido numa situação de epidemia. Estamos bem preparados para enfrentar esse momento, bem estruturados e com unidades prontas para isso, além dos atendimentos domiciliares e hospitalares”.

GRUPO DASA EM NÚMEROS:

# Mais de 700 unidades de atendimento

# Mais de 2 mil médicos

# 36 Marcas entre as quais o Laboratório Gaspar (MA)

# Mais de 5 mil tipos de exames

# 14 milhões de pacientes

# 250 milhões de exames / ano em todas as especialidades da medicina diagnostica

# Mais de 20 mil colaboradores

# Atendimento ao setores público e privado; hospitais e apoio laboratorial (Análises Clinicas e Anatomia Patológica); Radiologia e Imagem e Medicina Genômica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.