Dólar alto realmente estimula investimentos no Brasil? Entenda afirmação do Paulo Guedes
Na última quinta-feira(18), Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que o dólar alto estimula os investimentos no Brasil. De acordo com a visão dele, as empresas estrangeiras que decidirem investir no Brasil podem obter ganhos extras devido à desvalorização da moeda.
A declaração de Guedes foi dada durante um evento organizado pela Secretaria de Política Econômica da pasta. Confira na íntegra:
“O dólar foi lá em cima por causa desse barulho político, incerteza, briga, confusão. Os fundamentos econômicos estão sólidos, estão aí os gatilhos fiscais, os marcos regulatórios, o Banco Central independente, o déficit em queda”, disse.
Ele também atribuiu a alta recente do dólar ao clima político e aos ruídos externos. O mesmo acredita que a empresa que decidir iniciar os seus investimentos aqui pode “ganhar mais” por causa do dólar em alta.
“Os fundamentos estão aí e o dólar está lá em cima ainda por causa da barulheira infernal. Não tem problema, quem entrar agora tem uma margem adicional de ganho. Além do que vai ganhar no projeto em si, (a empresa) está entrando com um dólar favorável, que está acima da taxa de equilíbrio”, completou.
Por fim, Guedes defendeu a independência da autoridade monetária. Segundo ele, as eleições de 2022 serão 100% livres de interferências do Banco Central no câmbio, pois esta será a primeira vez em que a corrida para a cadeira da presidência deverá acontecer com o BC submetido às regras de independência.
Dólar em alta é bom ou ruim para o Brasil?
Especialistas afirmam que há vantagens e desvantagens na alta do dólar para a economia brasileira.
As exportações saem ganhando, mas o brasileiro viaja menos para o exterior e a inflação aqui no país pode acelerar, o que diminui drasticamente o poder de compra das classes baixa e média.