O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Dois novos pontos de inclusão digital são instalados na região central do Maranhão

O Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), tem avançado na implementação de projetos que tem como objetivo conceder à população o acesso à justiça e à cidadania. Na última sexta-feira, 16, foi a vez do “Justiça de Todos” cumprir esse papel, com a instalação de pontos de inclusão digital no povoado Belém e no município Senador Alexandre Costa, garantindo mais comodidade às comunidades que poderão evitar o deslocamento até suas comarcas sedes.

Logo na manhã da sexta-feira, a equipe da Corregedoria chegou à Rua Principal do povoado Belém, zona rural de Tuntum, onde estava localizada a antiga Escola Agenor Bílio, na qual agora funcionará a 96ª sala do programa “Justiça de Todos”. Durante o momento de inauguração, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fróz Sobrinho, demonstrou satisfação em idealizar e garantir a efetividade dessa ação que considera um dever do judiciário maranhense no aprimoramento do diálogo com a população. “Com a instalação da sala, é possível prestar o serviço da justiça bem mais próximo do cidadão, encurtando o tempo e solucionando os problemas sem nenhum custo”, comentou.

“A ideia da sala do Justiça de Todos é descentralizar serviços”, foi dessa maneira que o juiz titular da Comarca de Tuntum, Raniel Barbosa Nunes, iniciou sua fala, explicitando o ponto de inclusão digital como uma medida agregadora de serviços que permite a participação do cidadão sem necessidade deslocamento até Fórum de Tuntum. Quem também esteve presente e falou sobre os avanços que a iniciativa agrega à região foi o prefeito de Tuntum, Fernando Portela Teles Pessoa. “O deslocamento de quase 100 km será resolvido graças a essa parceria”, disse.

Também estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Comarca de Tuntum, Ivalto Bílio Chaves; o Promotor de Justiça Wlademir Soares de Oliveira; o delegado de Polícia Civil, João Marcelino Alves do Nascimento Netto; além de secretários, vereadores e munícipes.

97ª SALA DA JUSTIÇA

No período da tarde, ainda no dia 16, foi inaugurada mais uma sala da justiça, dessa vez no município de Senador Alexandre Costa, integrante da Comarca de Governador Eugênio Barros. Essa foi a 97ª sala instalada pelo programa “Justiça de Todos”, no ato de contribuir para a ampliação do acesso à justiça e à cidadania no estado.

Durante o evento, o juiz titular da Vara Única e Diretor do Fórum de Governador Eugênio Barros, Moisés Sousa de Sá Costa, esteve presente representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fróz Sobrinho. Na ocasião, o juiz esclareceu o funcionamento do “Justiça de Todos” e seus objetivos e funções, destacando o fator da interação do cidadão com diversos órgãos da justiça como Ministério Público, Defensoria Pública e OAB, que o projeto propõe.

O promotor de justiça Xilon de Sousa Júnior também destacou a importância dessa ação para solucionar problemas recorrentes no andamento de processos do judiciário “Essa iniciativa traz diversos benefícios à população e também à justiça. Agora será possível ter o judiciário mais próximo, além de evitar remarcação, adiamento e os problemas da população com deslocamento”, ressaltou.

Também estiveram presentes, Orlando Barros Sousa Arouche, prefeito de Senador Alexandre Costa; Itamar da Silva Macedo, presidente da Câmara; Simon de Sousa Júnior, Promotor de Justiça; e Mara Regina Borges de Moraes, procuradora do município.