Docentes da UEMASUL participam de Curso Virtual de Ambientação

O Curso Virtual de Ambientação, realizado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e que começou segunda-feira (27), prossegue até está quarta-feira (29). É destinado aos novos professores e novas professoras que compõe o corpo docente nos campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz. O objetivo é facilitar a adaptação destes profissionais ao funcionamento e ao processo de ensino-aprendizagem que faz parte do cotidiano da universidade.

Com as aulas presenciais suspensas, a convivência, que é fundamental na adaptação do professor que ingressa em uma instituição, fica limitada. Pensando em reduzir este tipo de obstáculo, o curso oferece aproximação virtual com outros professores e com a gestão da UEMASUL, além de apresentar soluções administrativas e acadêmicas, como por exemplo, o uso do sistema SIGAA e da biblioteca virtual Pearson.

A reitora Elizabeth Nunes Fernandes ressalta que a chegada de muitos desses professores na UEMASUL aconteceu nos últimos meses, dentro de condições especiais de trabalho por conta da emergência sanitária neste tempo de pandemia do Covid-19. “O Curso Virtual de Ambientação é uma forma para estreitar os laços e apresentar a dinâmica do serviço público”. Para a reitora, é um momento para interagir, dar boas-vindas à equipe que se junta na construção e consolidação da UEMASUL.

Ao longo dos seus três anos de existência, a instituição teve a renovação do seu quadro de docentes por meio de concurso público para a carreira de magistério da Educação Superior, o que significou um crescimento de aproximadamente 30% de professores efetivos.

A professora Camila Perez da Silva, que é doutora em Educação e uma das recém-chegadas, participa do curso. “É um momento para conhecer os novos colegas, diminuir essa sensação de distanciamento provocada pela pandemia e, principalmente, para entender o funcionamento da universidade, aprender sobre histórico de criação da UEMASUL e dos pilares que vão orientar o nosso trabalho relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. Estou muito feliz por fazer parte desta equipe!”, afirmou a professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.