Do Tambor ao Beat abre inscrições para workshops que conectam ancestralidade e inovação
Formação gratuita em São Luís sobre direitos autorais, distribuição digital, gestão de carreira e estratégias para fortalecer artistas da cultura popular
Estão abertas as inscrições para os workshops do projeto Do Tambor ao Beat, iniciativa que une o som ancestral dos tambores maranhenses às batidas contemporâneas do hip hop. Com vagas limitadas e gratuitas, as inscrições seguem até o dia 30 de junho, voltadas para artistas, produtores culturais e fazedores da cultura popular da capital maranhense.
Realizado pela produtora cultural Upaon Mundo, em parceria com o coletivo Criola Beat, o projeto visa fortalecer a conexão entre tradição e inovação, promovendo oficinas, workshops, masterclasses e um festival que valoriza as matrizes culturais locais e incentiva a autonomia artística.
Workshops “Mapa da Música: Conexão e Mercado”
De 1º a 4 de julho, os workshops serão realizados em três espaços culturais de São Luís: Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM (Centro Histórico), Produtora Novo Quilombo (Liberdade) e Grupo Congo-Aruandê (Vila Nova).
Os encontros são focados na troca de conhecimentos práticos para fortalecer a carreira de artistas e produtores culturais, abordando temas como Direito Autoral e Domínio Público; Distribuição Digital, Estratégias de Lançamento e Plataformas de Streaming; Branding, Gestão de Carreira e Construção de Portfólio Artístico.
“Através desses workshops, queremos oferecer ferramentas que ampliem o conhecimento e a autonomia dos agentes culturais, especialmente aqueles que atuam nas comunidades e territórios populares da cidade. É uma forma de garantir que a cultura local continue viva e reconhecida. ”, explica Amanda Bertrand, diretora da Upaon Mundo e idealizadora do projeto.
Além de Amanda Bertrand, o workshop conta com a participação de Nanda Pretah, Adam e Vinni.
Programação por território
VILA NOVA – Grupo Congo-Aruandê (9h às 12h)
- 01/07 – Direito Autoral
- 02/07 – Distribuição Digital
- 03/07 – Portfólio e Gestão de Carreira
CENTRO – Centro Cultural Vale Maranhão (15h às 18h)
- 01/07 – Direito Autoral
- 02/07 – Distribuição Digital
- 03/07 – Portfólio e Gestão de Carreira
LIBERDADE – Produtora Novo Quilombo (15h às 18h)
- 02/07 – Direito Autoral
- 03/07 – Distribuição Digital
- 04/07 – Portfólio e Gestão de Carreira
Inscrições abertas
As inscrições para os workshops são gratuitas e podem ser feitas até 30 de junho pelo site https://upaonmundo.com.br/do-tambor-ao-beat/.
As vagas são limitadas e o foco é atingir quem faz a cultura acontecer nas ruas, terreiros, bairros e comunidades tradicionais de São Luís. Os participantes receberão certificados de participação.
A força do encontro entre gerações
As oficinas já foram realizadas em escolas públicas, levando a musicalidade do tambor e a rima do rap para jovens estudantes da rede estadual, que tiveram a oportunidade de aprender diretamente com mestres das práticas tradicionais, como os renomados Mestre Amaral e Mestre Peixinho, e com integrantes do Criola Beat. O resultado é um encontro vivo e pulsante entre saberes ancestrais e as tecnologias contemporâneas da música urbana.
“O beat nasce do tambor. Nosso trabalho é honrar essa origem, trazendo ritmos tradicionais para a produção atual do hip hop, que carrega o som dos nossos ancestrais. É resistência que pulsa, som que cura e transforma.” — Adnon, músico e produtor do Criola Beat
Festival gratuito no Centro Histórico
Além dos workshops, o projeto inclui masterclasses e culmina em um festival público e gratuito, marcado para o dia 12 de julho, no Centro Histórico de São Luís, celebrando a diversidade cultural e sonora da capital maranhense.
Do Tambor ao Beat é uma realização da Upaon Mundo e do Criola Beat, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet, e fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da SECMA, Ministério da Cultura e Governo Federal.