Divisão de Arquivo do Fórum de São Luís elimina 70 mil processos aptos para descarte

A Divisão de Arquivo do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) eliminou, no mês de junho, aproximadamente 70 mil processos arquivados e aptos para o descarte. Os processos que foram descartados são oriundos das Varas Cíveis da Comarca da Ilha de São Luís e geraram 33 toneladas de documentos (resíduos sólidos) entregues à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

O processo de descarte segue os parâmetros do Programa de Gestão Documental do TJMA estabelecido pela Resolução GP 14/2013. A resolução enumera as diretrizes básicas para a gestão de documentos, tais como, a eliminação de documentos e processos judiciais que já tenham cumprido prazos de guarda.

A eliminação dos 70 mil processos foi destaque na Semana do Meio Ambiente (5 a 9 de junho), promovida pelo Núcleo Socioambiental do TJMA. O Núcleo promove práticas ecoeficentes no ambiente de trabalho.

O material descartado beneficiou 26 famílias diretamente que trabalham na COOPRESL. A Divisão de Arquivo já começou os trabalhos para o próximo descarte, segundo Ana Cláudia Alcobaças de Moura, chefe do setor, “iniciamos as primeiras fases pelas Varas da Fazenda Pública, 1ª e 2ª”. O procedimento envolve várias etapas e vários setores até que os processos estejam aptos para entrega e eliminação, destacou a servidora.